CIDADE

Leopoldino sem rotatória? Entenda como irá funcionar o cruzamento em frente ao terminal Oeste

Raiane Duarte
Publicado em 25/09/2020 às 19:42Atualizado em 18/12/2022 às 09:48
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Um dos aspectos que, recentemente, chama atenção na obra de revitalização da avenida Leopoldino de Oliveira é a retirada da rotatória do Terminal Oeste. Com o intuito de melhorar a mobilidade urbana, a Prefeitura Municipal de Uberaba está colocando um semáforo no local da rotatória. Contudo, motoristas começaram a ter algumas dúvidas em relação ao fluxo de trânsito começaram a surgir. 

Em entrevista para a Rádio JM, o superintendente de trânsito e mobilidade urbana Ulisses Lamas explicou que a obra já está em fase de finalização. O superintendente também pontuou que a mudança visa solucionar um problema antigo. 

"No Terminal nós tínhamos um problema crônico, principalmente nos horários de pico, e aquela rotatória já estava saturada. Quando uma rotatória já está saturada temos que tomar uma atitude e nossa atitude foi, conforme orientação do prefeito, melhorar a mobilidade. A princípio estamos tirando a rotatória, aquilo ali vai virar um cruzamento com semáforos, acredito que dentre duas semanas esteja concluído”, apontou.  

Quem passa pela Leopoldino também nota que foi deixado um espaço sem asfalto, onde ficava a rotatória, neste local serão construídos canteiros, que também ajudarão no direcionamento dos motoristas.  

Ulisses também explicou que mudanças estão sendo feitas na avenida Randolfo Borges, um pouco acima do Praça Shopping e próximo ao posto de combustível. No local, a ação foi reversa, o semáforo foi retirado para dar lugar a uma rotatória.  O superintendente explicou que a mudança se deu porque os motoristas não estavam respeitando o cruzamento, gerando situações inseguras. Desta forma, a rotatória foi colocada porque ela tem um tempo para ser circulada e causa "fluidez e segurança no trânsito". 

Foto/Divulgação/PMU/André Santos

Fluxo de trânsito

Ulisses afirmou que, antes do início das obras, foram feitos estudos para ajustar os tempos dos semáforos e o plano semafórico para melhorar a mobilidade. Quanto ao trânsito ao redor do Terminal Oeste, ele explicou que ficará da seguinte forma: 

“O que vai acontecer ali é: quem desce a Gabriela Rodrigues da Cunha vai conseguir seguir reto na Alfen Paixão, pegar a direita para a lateral do Terminal, para a saída da cidade, e pegar a esquerda no sentido Centro. Quem está na Leopoldino de Oliveira, sentido saída da cidade, terá o acesso à direita na Gabriela Rodrigues da Cunha e o acesso reto passando pela lateral do Terminal. Já o acesso à esquerda, da Alfen Paixão, vai ser suprimido, só que o que acontece, a pessoa vai continuar tendo o acesso, só vai ter que fazer o giro por trás do Terminal e retornar para subir pela Cândida Mendonça ou pela Alfen Paixão”.  

“Com a rotatória nós tínhamos cinco tempos de semáforo, o tempo de espera era grande, agora estamos diminuindo para três tempos, com a diminuição de alguns movimentos, com essa diminuição a pessoa vai andar um pouco mais, mas vai conseguir ficar menos tempo parada no trânsito. Os congestionamentos que acontecem é porque os veículos ficam parados, é isso que estamos tirando”, concluiu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por