JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 27 de outubro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Volta às aulas: Procon recebeu cerca de 400 reclamações durante a pandemia

21/09/2020 - 11:43:34. - Por Michelle Rosa


Segundo presidente do Procon Uberaba, Marcelo Venturoso, a orientação repassada aos reclamantes sugeria a procura das instituições de ensino para um acordo antes da tomada de acionar a Justiça (Foto/Arquivo JM)

Fundação Procon recebeu cerca de 400 reclamações relacionadas a contratos educacionais durante a pandemia. O dado foi repassado pelo presidente Marcelo Venturoso, durante entrevista à Rádio JM

De acordo com Venturoso, os casos foram encaminhados ao Ministério Público e a orientação para todos, antes do início de uma ação judicial, era para que fosse realizada uma tentativa de negociação direta com o prestador de serviço. 

“O mercado já se adaptou a isso, mas em alguns casos foi muito mais grave, como na educação infantil, e orientação foi para que os responsáveis tentassem uma negociação para que ambos chegassem a um acordo, evitando o prejuízo aos pais e o fechamento de uma instituição de ensino”, explicou.

Segundo Venturoso a reclamações estão relacionados à educação básica, infantil e o também ao ensino superior. Segundo anúncio do prefeito Paulo Piau na sexta-feira (18), as aulas presenciais em Uberaba podem ser retomadas a partir de 19 de outubro. 

As escolas da rede pública e particular deverão elaborar protocolos sanitários até o dia 2 de outubro para a eventual retomada das atividades presenciais. Segundo o prefeito, os indicadores locais serão monitorados neste período e, se a condição for favorável, a programação é o retorno das aulas a partir de 19 de outubro.

Diante do anúncio, instituições de ensino fazem planejamento para retomada de aulas presenciais. De acordo com a Secretaria de Educação, o retorno será gradual, dos alunos maiores para os menores. No caso da educação municipal, os alunos dos 9º anos provavelmente serão os primeiros, já que estão em fase final do ciclo do ensino fundamental.

Volta às aulas

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) participou na última sexta-feira do tira dúvidas, ao vivo, na Rede Minas, dentro do programa “Se Liga na Educação”, que são as aulas à distância do governo na televisão, e disse que em breve pode anunciar a volta às aulas.

Ainda de acordo com ele, não há uma data definida, mas a decisão deve ser tomada em breve. “Infelizmente ainda não temos essa data, mas a boa notícia é: a nossa secretaria de Educação com a secretaria de Saúde, estão todos os dias conversando, criando os protocolos de segurança para que isso ocorra o quanto antes”, disse.

“Os nossos números da pandemia têm melhorado, então tudo indica que essa notícia pode vir nos próximos dias ou semanas. Estou cobrando muito”, completou.

Leia mais

Continua depois da publicidade

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia