CIDADE

Instituições de ensino fazem planejamento para retomada de aulas presenciais

Raiane Duarte
Publicado em 20/09/2020 às 11:39Atualizado em 18/12/2022 às 09:38
Compartilhar

O retorno das aulas presenciais continua sendo debatido e analisado em Minas Gerais, contudo protocolos já estão sendo criados para a retomada das atividades nas instituições de ensino, tanto em nível estadual, quanto municipal. 

O Conselho Estadual de Educação de (CEE-MG) já estabeleceu e divulgou as medidas necessárias para a retomada das aulas presenciais. Contudo, a data de retorno em nível estadual ainda não tenha foi estabelecida. 

Em nível municipal, na última sexta-feira (18), o Prefeito de Uberaba, Paulo Piau apontou o dia 19 de outubro como uma possível data de retorno.  O prefeito explica que a cidade está enquadrada na onda verde do programa Minas Consciente e vem mantendo números estáveis no controle da transmissão do vírus. 

Pouco antes da declaração do prefeito, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) havia emitido nota, solicitada pela reportagem, explicando que já estão sendo tomadas medidas para retomada das atividades. 

“O retorno das aulas deverá acontecer somente quando a Secretária Municipal de Saúde, por meio do Comitê e de decisão do prefeito, aprove as medidas de segurança sanitária. A Semed, por sua vez, já fez um planejamento para os ajustes quanto à infraestrutura, materiais de segurança, higiene ambiental e local, dentre outras”, pontuou em nota. Enquanto a proposta é analisada, a Semed já fez um planejamento administrativo, pedagógico, estrutural e já foi encaminhado em forma de Portaria para as escolas, a fim de facilitar o retorno dos alunos e professores.  

A Semed segue o parecer do Comitê sobre as condições de retorno às aulas, porém pontua que: “o que se pode dizer é que o retorno será gradual, dos  alunos maiores para os menores. No caso da educação municipal, os alunos dos 9º anos provavelmente serão os primeiros, já que estão em fase final do ciclo do ensino fundamental”, apontou.  

Escolas particulares também já trabalham para a retomada das aulas presenciais, mas sem data definida. A reportagem acionou o Colégio Marista Diocesano, nesta sexta-feira (18) para checar como estão sendo realizados os procedimentos de planejamento. A instituição segue ministrando aulas virtuais e continuará até que seja possível o retorno seguro às atividades presenciais.

Quanto ao planejamento vai: “desde protocolos de saúde, jurídicos, até protocolos de logística e organização. Compra de EPIs, reorganização das salas para garantir o distanciamento mínimo, construção de manuais, formação da equipe, sanitização dos ambientes, programa de comunicação e sinalização dos espaços, confecção de kits para alunos, instalação de pias móveis e preparação de aulas híbridas, quando teremos as duas modalidades: presencial e on-line. Além disso, readequação da Malha Curricular e do Projeto Pedagógico para eliminar as lacunas que porventura tenham ficado nas aulas virtuais”, explicou a diretora Cristine Vieira Castro. Leia também: Aulas no Colégio Tiradentes permanecem de forma remota, esclarece comandante

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por