JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 21 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Grande número de incêndios aumenta demanda da Codau, alerta presidente

15/09/2020 - 10:42:41. - Por Raiane Duarte Última atualização: 15/09/2020 - 11:01:51.


O tempo seco é um propulsor de incêndios em vegetações e também da falta d’água. Em Uberaba, o clima aliado à ação humana gera inúmeros acidentes. Apenas neste final de semana, o Corpo de Bombeiros atendeu 79 ocorrências. Na sexta, sábado e domingo, foram recebidos 1.465 telefonemas através do 193. 

Além dos militares, o trabalho de combate às chamas também necessita de muita água. Em entrevista à Rádio JM, nesta segunda-feira (13), o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto explicou que a companhia trabalha para auxiliar o trabalho dos Bombeiros, mas que é necessário um apoio geral. 

“Temos que tomar cuidado com os incêndios, domingo tivemos muitos casos! A Codau está tentando atender e ajudar os Bombeiros tivemos vários focos na BR-050, um incêndio extremamente grande na Filomena Cartafina, um caminhão pegando fogo na porta da Petrópolis, correndo risco de atingir a fábrica”, apontou Luiz Neto. 

 “Temos que manter essa água com uso consciente, porque acaba afetando todos nós. Não é um problema só de Uberaba, mas também de âmbito nacional, principalmente do sudeste que já está há mais de 125 dias sem chuva e consequentemente ainda teremos mais 10, 15 dias até que venham as chuvas”. O presidente da companhia ainda pontuou que estes incêndios estão acontecendo na zona rural e às vezes perto das residências e fábricas.

“É sempre um período muito crítico, temos que ter consciência, acima de tudo do nosso consumo humano e entender que a Codau está fazendo um esforço grande. A companhia está mandando água hoje uma vez por dia para todas as casas, mas é importante que, em algum momento de manobra, as pessoas usem aquilo que tem em suas caixas d'águas para podermos superar”, pediu. 

Apenas em setembro, conforme a última atualização do Corpo de Bombeiros, 926 incêndios haviam sido atendidos pelo 8⁰ Batalhão em Uberaba. Vale destacar que muitos destes focos de incêndio têm origem humana. 

Leia também:  Com redução da vazão do rio Uberaba, Codau aciona todo o sistema do rio Claro em operação

 

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia