JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 21 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Empresa Júnior de Química da UFTM produz álcool em gel para doação

15/09/2020 - 09:53:19. Última atualização: 15/09/2020 - 09:53:55.


A Ejuqui, Empresa Júnior do curso de Licenciatura em Química da UFTM, organizou-se e aprovou o projeto de extensão de produção de álcool em gel 70 %, que está sendo doado integralmente para instituições de caridade, hospitais, UPAs e vendedores ambulantes. O projeto conta com empresas de Uberaba e Araxá e uma Usina de Campo Florido como parceiros colaboradores, além de contar com o Departamento de Química do Icene, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e o Comitê da COVID-19 na UFTM.

“A produção do álcool em gel 70 % só foi possível graças à doação recebida de álcool etílico como antisséptico, do polímero acribase 27® para a consistência gelatinosa, do neutrol para neutralizar a acidez, dos frascos para envase e distribuição, do empréstimo do laboratório T-14 do DQ/ICENE/UFTM e dos materiais do laboratório do curso de Licenciatura em Química da UFTM. Também foi fundamental para o projeto a formalização do acompanhamento e emissão de certificados aos participantes, a autorização do Comitê Especial de Acompanhamento da COVID-19  para realização do trabalho nas dependências da UFTM e também o grande empenho dos acadêmicos da Ejuqui”, comentou Maria Clara Campos, discente da Licenciatura em Química da UFTM e integrante da empresa júnior.

A Ejuqui afirma que a produção de álcool em gel está bem estabelecida, com bom padrão de qualidade para desinfecção das mãos. A produção do álcool em gel seguirá o Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira.

Para a continuidade da produção, a Ejuqui conta com a solidariedade de empresas com a doação de mais insumos e recipientes para armazenamento do álcool em gel 70%. Instituições de caridade interessadas em receber doações podem entrar em contato com os estudantes da Ejuqui. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia