CIDADE

Projeto de pesquisa da UFTM desenvolve site sobre a Covid-19 em Uberaba

Publicado em 29/06/2020 às 18:12Atualizado em 18/12/2022 às 07:26
Compartilhar

Pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) vêm implementando o projeto “Desenvolvimento de relatórios técnicos com informações sobre a evolução da Covid-19 na cidade de Uberaba-MG”. A iniciativa deu origem ao site Observatório Covid-19 Uberaba.

O trabalho está sendo realizado pelos professores Ronaldo Junio de Oliveira, do Departamento de Física; Michelli Maldonado Carretero de Oliveira, do Departamento de Matemática; e Mariângela Torreglosa, do Departamento de Ciências Biológicas, todos do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE da UFTM, com a colaboração de discentes de iniciação científica e de pós-graduação,

O projeto, de caráter interdisciplinar, segundo a coordenadora, professora Michelli, surgiu com a ideia de criar um site sobre a pandemia para a cidade de Uberaba, permitindo, assim, à população uberabense acessar informações sobre o comportamento da Covid-19. O site, com a colaboração do professor Ronaldo, iniciou-se em maio e segue sendo atualizado com informações e gráficos que são repassados semanalmente.

Para ajudar no processo de conscientização sobre a doença, o projeto passou a contar com a colaboração da professora Mariângela, que insere, continuamente, na aba “Covid-19”, informações importantes e fundamentadas em artigos científicos sobre o assunto.

Da esq. para a direita: professores Michelli, Ronaldo e Mariângela.

De acordo com os responsáveis, o projeto evolui a cada dia. Foi possível incluir gráficos de projeções baseados em modelos matemáticos exponenciais de curto prazo. Considera-se a projeção de cinco dias apenas, pois quando o crescimento é exponencial, as incertezas também crescem exponencialmente. É preciso observar que mesmo pequenas mudanças na taxa que aconteçam hoje ou amanhã, vão causar enormes variações no futuro. Por isso, avaliam que é inadequado fazer previsões para mais de cinco dias com esse método.

A principal motivação para a criação do site é que as informações sejam capazes de gerar impacto positivo na luta da cidade de Uberaba contra a doença. Além disso, cientificamente, o projeto se justifica pela oportunidade de aprofundar os estudos e pesquisas na área de Ciência da Epidemiologia de grande potencial de aplicação social.

O público-alvo é a população uberabense. Está, inclusive, em andamento, via NIT/AGUIN/UFTM, um termo de parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, intermediado pelo Parque Tecnológico de Uberaba. O intuito é dar continuidade à produção de gráficos sobre o comportamento, evolução e projeções da Covid-19 na cidade, o que permitirá auxiliar cada vez mais a SMS com dimensionamentos e projeções.

O site também está inserido na página da Prefeitura Municipal de Uberaba no Programa Saúde Ativa 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por