CIDADE

O que pode acontecer com quem está passeando no Centro?

Filas do lado de fora de bancos e lotéricas, gente sentada nos bancos… essa tem sido a realidade constante em Uberaba, que nem parece estar em isolamento social

Carol Rodrigues
Publicado em 28/04/2020 às 19:28Atualizado em 18/12/2022 às 05:57
Compartilhar

Fotos/Jairo Chagas

Reportagem do Jornal da Manhã esteve nas ruas centrais de Uberaba na segunda-feira (27) e constatou, novamente, quantidade considerável de pessoas circulando em tempos de pandemia, embora boa parte usasse máscara facial.Decreto em vigor no município não prevê sanção. Nesse sentido, trabalho de fiscalização se torna educativo, com agentes da Secretaria de Defesa Social (SDS) percorrendo pontos de aglomeração para orientar a população, comenta o chefe SDS, Wellington Cardoso Ramos.

"Aglomeração que não seja provocada por empresas é questão exclusiva de conscientização das pessoas. Toda e qualquer aglomeração as expõe a risco. No caso das empresas, elas são responsáveis por esse controle, sob pena de multa. Mas é inegável que as pessoas precisam colaborar para o bem delas próprias e de outras", afirmou recentemente ao Jornal da Manhã

Ramos ressalta que embora não seja obrigatório, é recomendável o uso de máscara para quem estiver andando na rua.

Já idosos e portadores de doenças crônicas não podem sair de casa, a não ser para atividades essenciais, conforme o documento. Em caso de reincidência, serão recolhidas e encaminhadas às famílias ou instituições. Ainda conforme o Decreto 5459/2020, todas as pessoas com síndrome gripal deverão ficar em suas residências enquanto permanecerem os sintomas, podendo sair somente em caso de extrema necessidade ou para cuidados com a saúde, com uso obrigatório de máscara facial.

 

Comandante da Guarda Municipal (GM), Marcelo Neves de Oliveira, explica que o trabalho da entidade se concentra na supervisão do comércio e de instituições financeiras.

Maior desafio é manter distanciamento mínimo entre pessoas que aguardam do lado de fora de bancos e lotéricas, aponta o comandante. “Às vezes recebemos uma chamada para fiscalizar um banco, sendo que acabamos de sair de lá.”  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por