CIDADE

Cavalo é flagrado passeando tranquilo pela Fidélis Reis

Em 2020, Departamento de Posturas já recolheu três animais de grande porte soltos em via pública

Carol Rodrigues
Publicado em 02/04/2020 às 13:02Atualizado em 18/12/2022 às 05:21
Compartilhar

Foto/Divulgação

Nos três primeiros meses de 2020, três animais de grande porte em caráter de abandono em área pública foram recolhidos em Uberaba. A informação é do chefe do Departamento de Posturas - vinculado à Secretaria de Defesa Social (SDS) -, Renê Inácio de Freitas. Na quarta-feira (1º), cavalo solto foi flagrado por leitor na esquina da rua Menelick de Carvalho com a avenida Fidélis Reis. Segundo leitora do Jornal da Manhã, essa não é a primeira vez que o animal passeia tranquilamente por lá.

Renê explica que o trabalho de recolhimento conta com a estrutura da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). É preciso um caminhão adequado para o transporte do animal e equipe apta para removê-lo do espaço público. 

O prazo legal para buscar o animal passou de sete para três dias. Segundo o chefe do Departamento, a lei foi alterada após o município perceber a necessidade de ficar o menor tempo possível com o animal. Para retirar o animal, o proprietário deverá pagar multa e arcar com as depesas que o município teve. 

“Lembrando que a responsabilidade do cuidado, do zelo e da manutenção do animal é do proprietário ou responsável. O município tem apenas a obrigação de retirar esse animal da via pública para não causar acidentes e, posteriormente, repassar esse animal para um local ou instituição apto e apropriado para acolhimento, mantendo esse animal com bons tratos e longe do espaço público”, diz Rene.

Acolhimento

Para o acolhimento, prioriza-se locais em áreas urbanas. Após o período, o animal pode ser doado à instituição que alojou o animal, explica o chefe do Departamento de Posturas.

Quando o animal apreendido apresenta problema de saúde, ele recebe tratamento veterinário na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), que tem parceria com a Prefeitura. Depois do tratamento, o animal é encaminhado ao Horto Municipal, onde aguarda o prazo legal para ser doado, complementa Renê. 

O cidadão pode denunciar o abandono de animal em via pública entrando em contato com o Departamento pelos telefones (34) 3331-2313 ou 3331-2312, de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por