JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 31 de maio de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Hemocentro convoca uberabenses à doação de sangue

Segundo o coordenador Paulo Roberto Juliano, a presença de pessoas saudáveis nos hemocentros é fundamental para a manutenção dos estoques de sangue

01/04/2020 - 00:00:00. - Por Michelle Rosa

Durante a pandemia de coronavírus, o medo das pessoas em sair de casa tem impacto negativo nos estoques de sangue. Segundo a Fundação Hemominas, houve redução de cerca de 25% do número de doadores em relação ao mesmo período no ano passado.

Os tipos O positivo, O negativo, A negativo e AB negativo estão em estado de alerta. Segundo gráfico da Hemominas, os tipos A+, B e B- apresentam nível adequado e somente o tipo sanguíneo AB tem estoque estável.

Em Uberaba, os atendimentos podem ser agendados pelo telefone 155.

De acordo com informações do coordenador do Hemocentro Regional em Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, é fundamental que as pessoas saudáveis compareçam à instituição e contribuam para a manutenção dos estoques de sangue. “Os agendamentos podem ser feitos para evitar a aglomeração das pessoas. Os profissionais são treinados e realizam todos os procedimentos seguindo todas as normas de proteção e prevenção contra o vírus”, explica.

Informações importantes para doação

Candidatos à doação de sangue que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos confirmados de COVID-19 deverão ser considerados inaptos por 14 dias após o retorno destes países, desde que se mantenham assintomáticos.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos novo coronavírus, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial: inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação).

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de COVID-19 deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Candidatos à doação de sangue que permaneceram em isolamento voluntário, ou indicado por equipe médica, devido a contato com pessoas com sintomas de possível infecção pelo novo coronavírus deverão ser considerados inaptos pelo período que dura o isolamento (no mínimo 14 dias), se estiverem assintomáticos.

Candidatos que apresentam resfriado comum, sem história de viagem para áreas endêmicas ou contato com pessoas provenientes dessas áreas: apto 30 dias após o término dos sintomas.

O Hemocentro de Uberaba fica na Avenida Getúlio Guaritá, 250 Abadia.
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia