JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 29 de maio de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

HC-UFTM é a referência para atendimento de gestantes com suspeita de coronavíus

Para os demais atendimentos, os pacientes passarão por triagem para evitar a sobrecarga da unidade, que tem caráter macrorregional

29/03/2020 - 00:00:00. - Por Carol Rodrigues

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) é porta de entrada no município para gestante com suspeita de Covid-19, segundo a superintendente do complexo Hospitalar, Ana Lúcia de Assis Simões. Ela lembra que o Hospital é credenciado para atender casos de gestação de alto risco.

“À medida em que a mulher chega, fazemos uma primeira avaliação para diferenciarmos se não são apenas sinais de uma síndrome gripal, até para não carregar o HC”, explica a superintendente.

Já o Pronto-Socorro Adulto receberá apenas paciente em estado crítico, que tenha passado por avaliação em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou em outro hospital.

Conforme a superintende, o HC-UFTM seria o terceiro hospital a ser acionado conforme fluxograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contra o coronavírus, após o Hospital Regional (HR) José Alencar e o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU).

“A justificativa é bem plausível. Como se trata de hospital de alta complexidade, referência para a macrorregião, continuamos recebendo pessoas infartadas, com Acidente Vascular Cerebral (AVC), acidentadas. Continua chegando a demanda de urgência”, justifica.

Segundo Simões, os profissionais do setor de Infraestrutura do Hospital já trabalham em adequações como na introdução de portas, para o recebimento dos possíveis pacientes com Covid 19, sob orientação da equipe de Epidemiologia e Infectologia.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia