JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 31 de maio de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Funcionários do HC-UFTM denunciam falta de máscaras, luvas e outros materiais de segurança

Em nota, o HC-UFTM explica que não se trata de falta de recursos, mas sim falta de fornecimento no mercado

24/03/2020 - 15:12:54. - Por Michelle Rosa Última atualização: 24/03/2020 - 20:37:54.

“Está começando a faltar máscaras, óculos, aventais e luvas aqui no Hospital de Clínicas”, contou uma colaboradora do HC-UFTM à reportagem do JM Online. De acordo com ela, esses materiais básicos EPis são utilizados nas unidades pelos profissionais de saúde, para que eles possam fazer atendimento dos pacientes com um mínimo de segurança.

“Os profissionais temem por conta do novo COVID-19 e de outras doenças infecciosas”, completa.

Em contato com o Hospital de Clínicas da UFTM, por nota, a unidade negou a falta de equipamentos de proteção individual - EPIs, mas que a necessidade de uso está aumentada devido à atual situação epidemiológica. Segundo o HC-UFTM, falta disponibilidade de materiais desse tipo por parte dos fornecedores, em nível nacional.

“O Comitê de Enfrentamento Institucional ao Coronavírus HC-UFTM realiza reuniões diárias para deliberação de questões logísticas, administrativas e assistenciais, dentre as quais está em destaque a questão dos EPIs. Medidas têm sido tomadas para mitigar o desabastecimento desses insumos, em conformidade com práticas aceitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas também em consonância com diretrizes adotadas por outros hospitais de referência. Dentre elas estão a racionalização do uso e a conscientização dos trabalhadores”, explica a assessoria.

Ainda segundo, o hospital, “toda a necessidade de EPIs na instituição está sendo mensurada e informada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, de modo a possibilitar a compra conjunta de materiais para todos os Hospitais da rede”, comenta.

O hospital ainda alerta que não está realizando campanhas de solicitação de doações em dinheiro e não endossa essa prática por parte de nenhum agente interno ou externo.
“Nenhuma pessoa está autorizada a solicitar a doação de dinheiro para compra de máscaras e outros EPIs para doar ao HC-UFTM. Reforçamos que não se trata de uma questão de falta de recursos para aquisição de materiais, mas sim de falta de fornecimento no mercado”, conclui. 

HC-UFTM arrecada insumos para o Hospital das Clínicas

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) está recebendo doações de insumos por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As doações podem ser entregues de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na rua Capitão Domingos, 50, no setor de suprimentos. Mais informações pelo telefone 3318-5650.


Importante o alerta de que a UFTM não aceita nem solicita doações em dinheiro

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia