CIDADE

Uso do transporte coletivo cai 35% com a prevenção do coronavírus

Apesar das queixas da falta de produtos de higienização das mãos nos terminais, superintendência garante que eles são repostos permanentemente

Daniela Brito
Publicado em 18/03/2020 às 19:51Atualizado em 18/12/2022 às 05:01
Compartilhar

Arquivo

Superintendência diz que, no início da semana, a queda no movimento de usuários do transporte foi de 20%, e ontem cresceu para 35%

Transporte coletivo registra redução de 35% do movimento após as ações de prevenção ao coronavírus, como, por exemplo, a suspensão das aulas. Além disso, várias medidas continuam sendo adotadas para evitar a transmissão dentro dos veículos, em estações e nos terminais. 

De acordo com o superintendente do transporte coletivo, Claudinei Nunes, no início da semana, a redução foi de 20%, e na manhã dessa quarta-feira (18) a queda foi de 35% no movimento. Normalmente, entre 80 mil e 100 mil pessoas utilizam diariamente o transporte coletivo em Uberaba.

O movimento pode cair ainda mais nos próximos dias, em razão de interrupções de aulas em outros locais, como no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), que começou nessa quarta-feira.

Além disso, os veículos estão passando por diversas higienizações, assim como terminais e estações do transporte coletivo. “Os ônibus saem das garagens higienizados e ao longo do dia também são limpos nos terminais”, diz. A limpeza é feita desde os bancos, balaústres, corrimãos e catracas. Ainda segundo o superintendente, motoristas e colaboradores estão recebendo álcool gel para ser utilizado constantemente durante o serviço.

Claudinei Nunes também assegura que os banheiros dos terminais estão sendo higienizados, com reposição de papel higiênico e sabão líquido, constantemente. No entanto, a reportagem recebe, diariamente, diversas denúncias sobre a falta desses insumos nos banheiros, além da falta de higiene. Questionado, o superintendente diz que a situação é decorrente do uso incorreto dos sanitários, vandalismo e até furto. “Muitas pessoas não utilizam os banheiros de forma correta e aí, realmente, eles ficam muito sujos. Outros utilizam até sabão e papel higiênico incorretamente, que acabam faltando para os usuários. Outras pessoas furtam esses materiais. Todos os dias fazemos a reposição. A limpeza e a reposição são constantes”, garante. 

Em relação à ausência de disponibilidade de álcool gel nos terminais, o superintendente diz ser impossível fornecer o produto aos usuários. No entanto, ele recomenda que cada um carregue seu produto e o utilize sempre, para evitar a transmissão da Covid-19. Claudinei Nunes também pede para que idosos (acima de 60 anos) evitem utilizar o transporte coletivo, principalmente em horários de pico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por