CIDADE

Uberaba tem o primeiro caso confirmado de Covid-19

Uma mulher vinda de Londres foi confirmada como o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus em Uberaba

Gisele Barcelos/Redação
Publicado em 18/03/2020 às 16:08Atualizado em 18/12/2022 às 05:02
Compartilhar

Caso de coronavírus é confirmado em Uberaba. Trata-se de uma jovem de 23 anos que retornou de Londres na semana passada. Ela mora em Ribeirão Preto e fez o exame em laboratório particular da cidade paulista, mas veio a Uberaba para visitar os pais e teve o resultado do teste confirmado ontem.

Por ser moradora de outro município, o caso da jovem não estava entre as suspeitas em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde em Uberaba. No momento, ela continua em Uberaba e está em isolamento domiciliar.

Por meio das redes sociais, familiares da jovem informaram que ela apresentava constipação nasal e coriza por quatro dias, mas agora está sem sintomas. Também foi posicionado que o restante da família está assintomática e em isolamento por prevenção.

Em pronunciamento oficial, após tomar conhecimento do resultado do exame, o prefeito Paulo Piau e o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, posicionaram que a situação demanda a mudança nas estratégias de enfrentamento ao Covid-19 em Uberaba. “Isso muda tudo. Vamos editar um decreto arrochando mais as obrigações do público e do privado para preservar a saúde e a vida. Qualquer medida necessária para limitar a expansão do vírus, nós vamos tomar, por mais doídas que sejam”, pondera.

O chefe do Executivo ainda apela à população para ficar atento aos cuidados de prevenção, evitando aglomeração de pessoas em locais fechados. Piau ainda alerta aos idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas que fiquem em casa por serem mais sensíveis ao vírus. “Nos ajude. É uma guerra contra o coronavírus”, salienta.

Com diagnóstico confirmado de coronavírus na cidade, Prefeitura publica novo decreto e estabelece mais medidas para combate ao Covid-19. Foram suspensas as consultas eletivas com especialistas nas Unidades Regionais de Saúde por 60 dias e também não será permitido que os profissionais de saúde que trabalham na rede pública municipal tirem férias ou saíam de licença nos próximos dois meses.

Além disso, o decreto estabelece que 100% dos profissionais deve permanecer à disposição das determinações do Comitê Técnico-Científico instituído por decreto anterior. Ainda com relação aos servidores, o decreto reserva ao Executivo o direito a promover remanejamentos para qualquer setor ou Unidade durante o período da emergência.

O decreto também suspende por 60 dias os atendimentos eletivos nas Unidades de Saúde, mantendo os atendimentos em livre demanda ou intercorrências clínicas. Ficam também suspensas as cirurgias eletivas em toda a rede pública e privada do Município. A medida excetua apenas os procedimentos em oncologia.

Conforme o texto, também haverá mudança na entrega de medicamentos de uso contínuo nas farmácias da rede pública municipal. Pacientes passarão a receber remédios em quantidade para três meses de tratamento, salvo medicamento de controle especial.

Outra determinação do decreto é que a quantidade de visitantes em instituições hospitalares, asilos, UPAs e outros estabelecimentos semelhantes deverá ser limitada. O texto acrescenta que o número de pessoas será avaliado caso a caso pelo Comitê Técnico-Científico para o enfrentamento do Coronavírus.

Também foi instituído o Sistema de Orientação e Suporte à População em formato de teleatendimento. Tanto a questão da visitação como o teleatendimento serão regulamentados por ato normativo a ser elaborado até o fim de semana.

O quadro atual: 

20 Notificações de Coronavírus 

- 15 Aguardando resultado

- 1 Positivo

- 4 Descartados

No dia de hoje, até o momento e já incluídos no total acima:

Três suspeitos

• Homem, 36 anos, retorno de São Paulo há 14 dias, com febre, calafrios, cansaço, mialgia. UPA Mirante

• Mulher, 24 anos, refere tosse, febre, odinofagia, cefaleia ha 4 dias. Esteve em São Pasulo faz seis dias. Upa São Benedito 

• Homem, 40 anos, internado no Hospital Regional! 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por