CIDADE

Quarta-feira de Cinzas marca início da Quaresma

O período visa a preparação dos fieis para o momento mais importante da fé católica, que é a Paixão, morte e ressurreição de Cristo

Publicado em 24/02/2020 às 12:57Atualizado em 18/12/2022 às 04:28
Compartilhar

O fim do carnaval marca também o início da Quaresma, tempo de preparação para a Semana Santa. Durante as missas no período quaresmal, são colocadas cinzas sobre as cabeças dos fiéis ou na testa, cultivando a humildade.

A imposição das cinzas marca o início do período mais relevante na fé católica, quando os fiéis se preparam para viver o mistério pascal, a Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Quaresma é tempo de conversão, silêncio, oração, penitência e caridade.

As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Para os cristãos, a Quaresma é a lembrança dos quarenta dias que Cristo passou no deserto e também dos quarenta anos que os judeus caminharam até chegarem à Terra Prometida. É o período de penitência e preparação para a Páscoa. Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus.

Em Uberaba, desde cedo são celebradas diversas missas para marcar o dia. À reportagem, a Arquidiocese de Uberaba informou que a programação das missas da quarta-feira de Cinzas fica a cargo de cada paróquia, acontecendo normalmente às 19h.

Ao mesmo tempo, acontece o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2020, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano, a CF recebe o tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. A proposta da Igreja Católica é chamar a atenção dos fiéis em torno da defesa do combate à violência e à intolerância, tão presentes no cotidiano, incentivando todos os cidadãos a exercitar a empatia e desenvolver a capacidade de cuidar do próximo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por