CIDADE

Mais de 400 unidades do Minha Casa Minha Vida retomadas por uso irregular

Último caso foi detectado no bairro Marajós, na sexta-feira (21), onde a unidade estava em estado de abandono, sem a devida ocupação

Publicado em 22/02/2020 às 11:30Atualizado em 18/12/2022 às 04:26
Compartilhar

Após receber denúncias de irregularidades em imóvel no bairro Marajós, a equipe de fiscalização da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) comprovou o fato e na sexta-feira (21) retomou a unidade. Desde 2018 mais de 400 casas foram retomadas por apresentar alguma irregularidade na sua destinação. Neste último caso, equipe da Cohagra comprovou situação de total abandono, além de registrar crime de maus-tratos a animais e focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. 

O presidente da Cohagra, Marcos Jammal, acompanhou a ação. “Nossa atuação de fiscalização é pioneira. Temos importante papel social de atender aos que realmente precisam. Nesse caso, como foi identificada a situação de maus-tratos a animais, acionamos a Superintendência de Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Uberaba, e a vereadora Denise Max, que é ativista da causa”, diz. Diante dos fatos, Jammal afirma que o mutuário responderá criminalmente pelas denúncias a serem encaminhadas ao Ministério Público Federal e Estadual.

O presidente da Cohagra afirmou que, durante a apuração dos fatos, a equipe social já estava em visita a família que apresenta quatro critérios sociais para ser beneficiada, entre esses, ter filho portador de necessidade especial, ser chefe de família e receber benefícios do governo federal. “Se comprovadas todas as informações, com certeza essa família será beneficiada com o imóvel”, garante.

Desde o início de 2018, mais de 400 casas foram retomadas e repassadas a novos mutuários, selecionados a partir de critérios de prioridades (doença crônica, filhos em condições especiais, medidas protetivas, ser responsável pela unidade familiar, família monoparental e ser contemplado com bolsa família). 

Jammal lembra que o disque-denúncia continua ativo para informações de irregularidades no “Minha Casa Minha Vida”. O WhatsApp (34) 99873-9555 é exclusivo para que a sociedade possa ajudar a fiscalização da Cohagra. Podem ser relatadas situações como venda ilegal, locação ou abandono dos imóveis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por