CIDADE

Falta de ligação de água e esgoto impede a ocupação do Anatê 2

Loteadora alega adequações técnicas exigidas pela Codau para justificar o atraso, mas garante que a obra já foi entregue no fim de semana

Daniela Brito
Publicado em 19/02/2020 às 21:53Atualizado em 18/12/2022 às 04:21
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

A falta de redes de água e esgoto impede a ocupação de residências no Jardim Anatê 2. Proprietários aguardam há dois anos para que o serviço seja executado para se mudar para os imóveis. 

O sogro da atendente Gabriela Cristina Moreira é um dos proprietários de imóvel, localizado na rua Terezinha Rosa Pinto, que aguarda a ligação da rede de água e esgoto. Ela conta que são dois anos de uma “longa” espera, e a empresa Empar Incorporação e Empreendimentos joga a responsabilidade para a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas de Uberaba). A atendente revela ainda que outro proprietário não aguentou e está residindo em imóvel, na mesma rua, sem a ligação de água e esgoto. Ela conta que o mesmo faz as necessidades do lado de fora da casa, em um banheiro químico. “É um descaso”, dispara.

O diretor da Empar Incorporação e Empreendimentos, Cesar Castro Pantaleão, explica que a obra está completa e o atraso se deu em virtude de alterações técnicas feitas pela Codau. No entanto, a empresa fez ajuste com a autarquia, onde, segundo ele, adquiriu materiais para compensar as alterações. Pantaleão diz que a obra está efetivamente entregue, para a ligação das redes de água e esgoto. Estes materiais estão desde sábado passado na Codau. Agora é só concluir o serviço”, assegura. Portanto, o diretor acredita que até o fim de semana será feita a ligação de agua e esgoto no loteamento. 

A Codau, por meio de nota, esclarece que loteamentos e conjuntos habitacionais construídos no município devem seguir uma série de normas previstas no Decreto 1.326, de 1998, que determina como responsabilidade do loteador entregar as redes de água e esgoto do empreendimento. Ainda segundo a autarquia, no caso do loteamento Jardim Anatê 2, a construtora responsável não completou essas obras. “A construtora do loteamento deve ainda finalizá-las. A autarquia espera a conclusão da infraestrutura de saneamento para assumir a responsabilidade pelo abastecimento público, bem como pela coleta do esgoto do bairro”, diz a nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por