CIDADE

Já choveu mais de mil milímetros em Uberaba em 2020

Já são 253 mm em fevereiro; chuvas continuam trazendo prejuízos para os moradores da Marcus Cherem

Publicado em 06/02/2020 às 20:09Atualizado em 18/12/2022 às 04:02
Compartilhar

Fevereiro está muito mais chuvoso do que a expectativa. Segundo a climatologista Wanda Prata, já são 253mm no acumulado do mês. O número ultrapassa a média esperada para fevereiro, que era de 224mm. Vale lembrar que, em janeiro, choveu mais de três vezes além do esperado para o mês. Com os cerca de 760mm do mês passado na conta, já choveu mais de mil milímetros em Uberaba em 2020. 

O excesso de chuva tem deixado rastro de problemas e muita dor de cabeça, sobretudo para os moradores da avenida Deputado José Marcus Cherem. Irritados com os constantes alagamentos na região, moradores interditaram as duas vias da avenida em protesto na noite desta quinta. "Não aguentamos mais essa situação. Toda vez que chove é isso. Nossas casas enchem e perdemos tudo. A solução é interditar para ver se alguém toma uma providência", diz um dos moradores. 

Questionada mais uma vez sobre a situação, por nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal informou à reportagem do JM Online que, de acordo com o secretário Toninho Oliveira, da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, a Guarda Municipal e a Polícia Militar foram ao local para garantir a segurança dos transeuntes e motoristas. “A equipe de manutenção da Sesurb também foi ao local realizar a desobstrução e limpeza de toda a via”, explicou, acrescentando que a via foi liberada em seguida. 

Em dezembro de 2019, moradores questionaram os alagamentos na avenida e, na ocasião, a Codau explicou que a enxurrada ocorreu devido as grelhas entupidas, com lixo, garrafas pet e etc, e que a limpeza seria realizada. A autarquia ressalta que obras de drenagem não só na Marcus Cherem, como também no entorno. Ao todo foram implantados mais 72 metros de rede pluvial e 21 novas bocas de lobo, que vão auxiliar no escoamento da água da chuva. Contudo, a obra está longe do fim. Ainda de acordo com a Codau, a próxima etapa será nas ruas Professor César de Oliveira, José Sebastião de Melo, Coronel Joaquim de Oliveira Prata, Professora Edite França e na própria avenida Marcus Cherem. A autarquia relembra, ainda, que no ano passado, a Codau ampliou as redes pluviais da avenida Deputado José Marcus Cherém, quando foram instalados 39 novas bocas de lobo e grelhas e mais de 50 metros de novos ramais.

LEIA MAIS:

Além da Marcus Cherem, segundo o Corpo de Bombeiros foram registrados pontos de alagamento, na rua Elias Ferreira e na avenida Guilherme ferreira.

Foram socorridas duas pessoas, que ficaram ilhadas, uma delas na rotatória da Mata do Ipê.

Uma pessoa precisou de atendimento médico, após um portão de uma residência cair sobre ela na avenida Deputado José Marcus Cherem.

De acordo com informações da climatologista Wanda Prata, nesta quinta-feira (6) entre 16h15 e 19h20 choveu cerca de 62 mm e mais 23 mm depois de 19h20.

A média climatológica de chuvas para o mês de fevereiro é 224 mm. Até agora já foram 253mm.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por