CIDADE

Tempestade tropical atinge Triângulo entre hoje e amanhã

Segundo a climatologista Wanda Prata, até 7h da manhã de hoje choveu 17mm

Publicado em 23/01/2020 às 08:45Atualizado em 18/12/2022 às 03:42
Compartilhar

Arquivo JM 

Uberabenses devem redobrar a atenção com as chuvas. Estado de Minas Gerais sob alerta de chuvas intensas. As regiões mais impactadas serão a Grande Belo Horizonte, além da Grande Vitória, no Espírito Santo, e região serrana do Rio de Janeiro. Contudo, a região do Triângulo Mineiro é uma das afetadas por chuvas fortes e volumosas até domingo.

De acordo com a climatologista Wanda Prata, baixa pressão se transformou em ciclone extratropical, devido à sua força, e já chegou ao litoral do Sudeste. A depressão subtropical, denominada pela Marinha como Curumim, vai virar tempestade tropical entre hoje e amanhã (24). Além de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também podem ser afetados. Ainda segundo Wanda Prata, o fenômeno vai puxar os Jatos de Baixos Níveis, formando Zona de Convergência do Atlântico Sul, responsável por levar intensas e significativas chuvas para a região afetada.

Em todo o Triângulo Mineiro, inclusive em Uberaba, há previsão de que a chuva caia por várias horas consecutivas. Além disso, hoje chove várias vezes ao longo do dia. Na sexta-feira (24), a chuva continuará caindo na cidade. A climatologista Wanda Prata relata que até às 7h da manhã de hoje já choveu 17mm; o total acumulado no mês chega a 618mm.

Vale lembrar que a previsão para o primeiro mês de 2020 era de 202,2mm de chuva, volume superado ainda na primeira quinzena. O alerta da Defesa Civil ainda é para redobrar o cuidado com a chuva. Segundo o Climatempo, o volume esperado de chuva para Uberaba hoje é 35mm, para amanhã (24) é 25mm. No sábado (25), deve chover 15mm, e no domingo (26), 20mm. A chuva continua na segunda, com previsão de 21mm. A partir de terça a probabilidade de chuva diminui consideravelmente.

ESTADO DE ALERTA

A Defesa Civil de Minas Gerais intensificou estado de alerta para todo o território mineiro, inclusive orientando moradores de áreas de risco a deixarem as próprias casas ao primeiro sinal de perigo.

Além disso, o Corpo de Bombeiros emitiu nota informando estado de alerta para possibilidade de fortes chuvas na região nas próximas 24h.

De acordo com informações da Defesa Civil, o volume de chuva pode variar 80mm a 120mm na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Equipes do Corpo de Bombeiros já estão de prontidão para possíveis acionamentos.

A corporação orienta a população a evitar locais de alagamento, evitar ficar próximo de árvores e postes e a procurar um local seguro durante as tempestades.

Em caso de emergência, ligue 193.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por