JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 18 de janeiro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Precisa de auxílio psicológico? Saiba como acessar os serviços oferecidos pela prefeitura de Uberaba

Basta ir a qualquer posto de saúde, CAPS ou no SIAP, sem necessidade de um encaminhamento médico, ou seja, por demanda espontânea

14/01/2020 - 00:00:00. - Por Marília Mayer Última atualização: 15/01/2020 - 14:41:17.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém psicólogos de referência em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive na zona rural, realiza atendimentos de complexidade média no Ambulatório de Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (SIAP), localizado na rua Vigário Silva, 412 e, em nível grave, em quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Assim como no restante do país, em Uberaba é considerada nível epidêmico a quantidade de pessoas diagnosticadas com transtornos mentais. Justamente pela preocupação em relação ao aumento constante de novos doentes que o acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura é facilitado.

Basta ir a qualquer posto de saúde, CAPS ou no SIAP, sem necessidade de um encaminhamento médico, ou seja, por demanda espontânea. Todos os pacientes que buscam ajuda conseguem, pois não há fila para psicoterapia no município.

“Se a pessoa tem qualquer dúvida ela deve procurar o profissional. Na saúde mental, tradicionalmente, o psicólogo presta esse cuidado com uma vanguarda maior, mas toda a equipe cuida. Inclusive, o médico do postinho pode prestar cuidados nesse sentido. Qualquer pessoa que estiver em sofrimento, percepção de processo de adoecimento ou até mesmo vivenciando o sofrimento natural da vida – perda do emprego, morte de quem ama, stress agudo – pode procurar a UBS próxima de casa. Todas as equipes estão orientadas para acolher, avaliar e dimensionar o tratamento”, orientou o diretor de Atenção Psicossocial da SMS, Sérgio Marçal.

A promoção do acesso ao cuidado da saúde mental e a mudança de cultura são os principais objetivos da programação da Prefeitura para a campanha Janeiro Branco.

As atividades culminam na mesa redonda “Trabalho e Vida: do adoecimento e desgaste à cura, o que pode o amor”, no dia 22 de janeiro, às 9 horas, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.

O evento é aberto a toda a comunidade e palestras do psiquiatra Jorge Bichuetti, da psicóloga Sandra Pimenta e relato de vivência com Danielle Furtado de Oliveira, terapeuta integrativa. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia