CIDADE

Mais de mil caixas de medicamentos são doadas à Farmácia Solidária

Os medicamentos passam passam por triagem e, se aprovados, são disponibilizados aos interessados

Publicado em 08/01/2020 às 15:50Atualizado em 18/12/2022 às 03:25
Compartilhar

Foto/divulgação PMU

A Farmácia Solidária da Secretaria de Saúde recebeu a doação de mais de 1.200 caixas de medicamentos. Localizada na Praça Augusto Lemp, 750, no bairro Mercês, próxima ao Hospital Regional, a unidade atende tanto como farmácia básica – com dispensação de medicamentos regulamentados pelo SUS –, como de doações.

Desde que foi inaugurada em 30 de agosto de 2017, a Farmácia Solidária tem recebido doações de diversos medicamentos que, por sua vez, são repassados à população sem nenhum custo.

A doação foi realizada pelo Laboratório EMS, mediada pelo médico Marcelo Hueb. Segundo a chefe do Departamento de Assistência de Farmácia, Ana Carolina Parolini Borges Durante, entre os medicamentos recebidos, estã Sinvastatina 10mg, Atorvastatina 40mg, Esomeprazol 40mg, Fluoxetina 20mg, Doxazosina 2mg, Itraconazol 100mg, Alendronato de Sódio 70mg, Tropinal, Toragesic sublingual, Somalgin Cardio 81mg.

“Para retirar o medicamento gratuitamente, o usuário precisa apresentar o receituário médico e um documento de identificação com foto. A Farmácia Solidária atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h”, orienta.

Os medicamentos que são doados à população são obtidos a partir de doações da comunidade, médicos, propagandistas e distribuidoras de medicamentos. Eles passam por triagem e, se aprovados, são disponibilizados aos interessados. Semanalmente, uma relação dos medicamentos não padronizados disponíveis na Farmácia Solidária é enviada para as outras farmácias, a fim de orientar seus pacientes.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS FARMÁCIAS.  As farmácias da URS São Cristóvão e URS Boa Vista funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h. A Farmácia de Minas, situada ao lado da UBS Romes Cecílio, no bairro Morumbi, funciona no mesmo horário.

No Residencial 2000, o atendimento é das 11h às 17h, enquanto a Farmácia do Alfredo Freire atende das 8h às 14h, e a Farmácia Unidade Matricial de Saúde (UMS) Abadia funciona das 7h às 19h, todas de segunda a sexta. Já a Farmácia Solidária atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A Farmácia Central, inaugurada em dezembro de 2019, atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 19h, no caso de retirada de medicamentos provenientes da rede de atenção à saúde do Município. Para entrega de tiras reagentes para aferição de glicemia capilar, o atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 22h. O atendimento referente a programas, como fornecimento de fraldas, dietas e outras orientações relacionadas aos procedimentos administrativos da farmácia, é de segunda a sexta, das 7h às 18h.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por