JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 18 de janeiro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Mais de mil caixas de medicamentos são doadas à Farmácia Solidária

Os medicamentos passam passam por triagem e, se aprovados, são disponibilizados aos interessados

09/01/2020 - 00:00:00.

Foto/divulgação PMU

A Farmácia Solidária da Secretaria de Saúde recebeu a doação de mais de 1.200 caixas de medicamentos. Localizada na Praça Augusto Lemp, 750, no bairro Mercês, próxima ao Hospital Regional, a unidade atende tanto como farmácia básica – com dispensação de medicamentos regulamentados pelo SUS –, como de doações.

Desde que foi inaugurada em 30 de agosto de 2017, a Farmácia Solidária tem recebido doações de diversos medicamentos que, por sua vez, são repassados à população sem nenhum custo.

A doação foi realizada pelo Laboratório EMS, mediada pelo médico Marcelo Hueb. Segundo a chefe do Departamento de Assistência de Farmácia, Ana Carolina Parolini Borges Durante, entre os medicamentos recebidos, estão: Sinvastatina 10mg, Atorvastatina 40mg, Esomeprazol 40mg, Fluoxetina 20mg, Doxazosina 2mg, Itraconazol 100mg, Alendronato de Sódio 70mg, Tropinal, Toragesic sublingual, Somalgin Cardio 81mg.

“Para retirar o medicamento gratuitamente, o usuário precisa apresentar o receituário médico e um documento de identificação com foto. A Farmácia Solidária atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h”, orienta.

Os medicamentos que são doados à população são obtidos a partir de doações da comunidade, médicos, propagandistas e distribuidoras de medicamentos. Eles passam por triagem e, se aprovados, são disponibilizados aos interessados. Semanalmente, uma relação dos medicamentos não padronizados disponíveis na Farmácia Solidária é enviada para as outras farmácias, a fim de orientar seus pacientes.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS FARMÁCIAS.  As farmácias da URS São Cristóvão e URS Boa Vista funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h. A Farmácia de Minas, situada ao lado da UBS Romes Cecílio, no bairro Morumbi, funciona no mesmo horário.

No Residencial 2000, o atendimento é das 11h às 17h, enquanto a Farmácia do Alfredo Freire atende das 8h às 14h, e a Farmácia Unidade Matricial de Saúde (UMS) Abadia funciona das 7h às 19h, todas de segunda a sexta. Já a Farmácia Solidária atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A Farmácia Central, inaugurada em dezembro de 2019, atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 19h, no caso de retirada de medicamentos provenientes da rede de atenção à saúde do Município. Para entrega de tiras reagentes para aferição de glicemia capilar, o atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 22h. O atendimento referente a programas, como fornecimento de fraldas, dietas e outras orientações relacionadas aos procedimentos administrativos da farmácia, é de segunda a sexta, das 7h às 18h.
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia