CIDADE

Sinduscon espera cenário positivo para a construção civil em 2020

A tendência do Produto Interno Bruto (PIB) – brasileiro e mineiro – indica a possibilidade de um ano mais positivo para a indústria

Thassiana Macedo
Publicado em 28/12/2019 às 12:26Atualizado em 18/12/2022 às 03:07
Compartilhar

A redução da taxa básica de juros, a recuperação gradual do mercado de trabalho, a inflação sob controle, a elevação do crédito e o encaminhamento da reforma da previdência são apontados como fatores positivos o otimismo em relação à economia. A tendência do Produto Interno Bruto (PIB) – brasileiro e mineiro – indica a possibilidade de um ano mais positivo para a indústria, em especial para a construção civil em 2020. 

Conforme avaliação do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil em Uberaba (Sinduscon Uberaba), Luciano Veludo, a economia apresentou uma reação, ainda que muito pequena, mas que fortalece a expectativa para o ano que vem. “Segundo pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), há uma projeção do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,5% para 2020. Levantamento da Fiemg-MG dá uma perspectiva do PIB na faixa de 3%. Isso mostra uma tendência geral de melhora para a indústria, com destaque para a da construção civil. Nossa esperança está nessas projeções. Até porque se haverá desenvolvimento, ele passará pela construção”, frisa. 

Veludo destaca que a Caixa Econômica Federal começou a assinar contratos de novos investimentos habitacionais a partir do fim de setembro deste ano, o que representa melhora no volume de trabalho para 2020. “Esperamos que, com isso, venham novos investimentos na área, tanto pelo poder público quanto pelo campo privado, no sentido de alavancar as várias faixas de obras, como habitacionais e industriais, principalmente de infraestrutura, que forem necessárias para o desenvolvimento da economia”, ressalta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por