JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 14 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Uberaba é a cidade mais ágil para abrir empresas do interior

Levantamento da Junta Comercial indica que o município formaliza empresa no prazo de 26 horas e 48 minutos e só perde para BH

15/11/2019 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende Última atualização: 15/11/2019 - 08:31:32.

Arquivo


José Renato Gomes, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, diz que o resultado reflete o empenho para desburocratizar os processos na Prefeitura

Uberaba é a melhor cidade do interior do Estado na agilidade para a formalização de empresas. No ranking geral de Minas Gerais, a cidade está na segunda posição, atrás somente da capital Belo Horizonte. O estudo é da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e foi realizado no mês de outubro. 

Em Uberaba, a formalização de uma empresa exige prazo médio de 26 horas e 48 minutos. Já em Belo Horizonte, o mesmo trâmite é realizado em 20 horas. O relatório da Jucemg compreende todas as naturezas jurídicas, exceto Microempreendedores Individuais (MEI). O levantamento considera apenas cidades que registraram mais de 100 empresas formalizadas no mês.

José Renato Gomes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, ressalta que o resultado obtido no ranking evidencia o trabalho de desburocratização que Uberaba tem feito. “O prefeito Paulo Piau teve a visão de criar uma Comissão de Desburocratização, envolvendo todas as secretarias, com a coordenação da chefe-adjunta de Gabinete, Maria Batista. O que estamos vivenciando em resultados concretos é reflexo deste trabalho ininterrupto para facilitar a vida dos cidadãos. Desburocratizar, na Prefeitura de Uberaba, não é um tema, mas sim um grande projeto que está se tornando referência para outros municípios”, aponta. 

Outro importante ponto é o espaço físico voltado ao atendimento dos empreendedores, já que Uberaba foi referência no modelo utilizado no Estado de Minas Gerais para disseminar o projeto Sala Mineira do Empreendedor (SME) nos outros municípios.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia