CIDADE

Mesmo sem feriado da Consciência Negra, FCU manterá programação

Ronaldo Amâncio, presidente da FCU, ressalta que ainda há muita necessidade de mostrar a toda a população que há paradigmas a serem quebrados

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 07/11/2019 às 21:58Atualizado em 18/12/2022 às 01:47
Compartilhar

Fundação Cultural de Uberaba (FCU) comunicou ontem que, mesmo o Feriado da Consciência Negra sendo derrubado juridicamente, haverá comemoração na cidade. A data está inserida em um imbróglio jurídico que terá o mérito da ação julgado na próxima semana, dia 14. Segundo a FCU, há preparativos em andamento para comemorar o dia 20 de novembro em Uberaba. A concentração terá início às 9h na praça Rui Barbosa, onde serão realizadas diversas apresentações e exposições voltadas à temática racial.

Ronaldo Amâncio, presidente da FCU, ressalta que ainda há muita necessidade de mostrar a toda a população que há paradigmas a serem quebrados. “Realizaremos as ações independentemente do feriado. A praça Rui Barbosa será palco de resistência, onde nós queremos dizer não ao preconceito, à negrofobia, e não a todo tipo de discriminação, aproveitando este momento para conscientizar as pessoas, independente de raça, cor ou religião. Somos todos criaturas de Deus e precisamos ter um mundo mais harmônico, onde as pessoas possam viver melhor e estender as mãos uns para os outros. No dia 20 estaremos levantando esta bandeira. Diga não ao preconceito, à discriminação racial, social e negrofobia porque nós queremos um país melhor e, consequentemente, uma Uberaba bem melhor”, destaca. 

A Lei Áurea foi assinada há 131 anos, no dia 13 de maio de 1888. Porém, o dia 20 de novembro tem maior reconhecimento devido ao resgate da imagem de Zumbi dos Palmares, que lutou para negros terem direitos iguais. Ele foi morto em 20 de novembro de 1695, um ano após a destruição do Quilombo dos Palmares, um dos maiores já registrados no Brasil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por