CIDADE

Aluna da rede municipal de ensino está na semifinal da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Jovem conta com o empenho da professora que a orienta em todo o processo da competição

Publicado em 22/10/2019 às 19:05Atualizado em 18/12/2022 às 01:16
Compartilhar

Alunos da rede municipal de ensino tem se destacado em competições nacionais. É o caso da aluna do 6º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal ‘Adolfo Bezerra de Menezes', Letícia Cavalheiros, de 12 anos, que garantiu vaga na semifinal da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Sandra Helena Telles da Costa.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil. Neste ano foram 42.086 escolas inscritas, 85.908 professores e 170 mil alunos participando.

O tema das produções deste ano é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Letícia representa Uberaba com o texto da categoria “memórias literárias”, onde fez entrevista com a própria avó. A jovem explica que já se sente vitoriosa por estar nesta etapa da competição. “Gosto de ler e escrever desde pequena. Sempre gostei de participar desses concursos. Só de estar aqui, já me sinto vencedora”, conta a aluna.

A professora Sandra Helena fala que a expectativa de todos é positiva, porque a aluna tem base em leitura e produção textual. “Ela vem mostrando excelente desempenho ao longo da vida escolar. Me reconheço na Letícia, porque desde pequena tenho afinidade pela língua portuguesa e brincava de dar aulas”, declara Sandra.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) - Seis alunos da rede municipal de Uberaba participaram da 22ª OBA, evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA, alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. Todos os professores e diretores escolares envolvidos no processo também receberão certificados.

A Escola Municipal Professor Anísio Teixeira teve quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze; A Escola Professora Niza Marques Guaritá teve uma de bronze; A Escola Sebastião Antônio Leal também teve uma de bronze.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por