CIDADE

Onça-parda recebe festa de despedida no Hospital Veterinário de Uberaba

O animal será transferido para uma instituição especializada em recuperação de felinos

Publicado em 22/10/2019 às 18:17Atualizado em 18/12/2022 às 01:16
Compartilhar

Foto/divulgação

O Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) realizará hoje (23) e também no dia 25 de outubro, às 14h, uma festa de despedida para uma onça-parda que está em tratamento desde junho. Serena, como foi batizada pelos alunos de Medicina Veterinária da Uniube, foi resgatada pela Polícia Ambiental de Uberaba depois de ter sido atropelada e encaminhada ao setor de emergência do HVU. O animal será transferido para uma instituição especializada em recuperação de felinos.

Também conhecida como suçuarana, o animal é muito comum na região do cerrado. “São felinos muito ágeis e de difícil visualização. Eles se alimentam de outros animais silvestres, como paca, catetos e cutias, mas eventualmente predam também animais domésticos ou de criação, como vacas, galinhas e porcos. Dessa maneira, as onças podem se tornar um problema para os criadores de animais domésticos. A caça ainda é um problema na nossa região devido à falta de informação sobre estes grandes predadores”, explica o gerente clínico do HVU e médico-veterinário, Cláudio Yudi.

Serena chegou ao hospital com fratura no braço esquerdo e traumatismo craniocefálico grave. “O traumatismo da cabeça deixou-a sem visão por mais de uma semana e impediu-a de andar. Foram realizadas duas cirurgias para colocação de placas e parafusos para estabilização da ferida. As cirurgias foram realizadas com sucesso pela equipe de Cirurgia de Pequenos Animais do HVU, que é formada por professores, médicos-veterinários e alunos de Medicina Veterinária da Uniube”, enaltece Cláudio Yudi.

Atualmente, a onça está no setor de animais silvestres e é avaliada todos os dias pela equipe responsável do setor. “A Serena está sendo preparada para a despedida no HVU. A onça será encaminhada para uma instituição especializada em recuperar felídeos que sofreram algum trauma. Ela ficará responsável pela adaptação do animal. Mais tarde, quando estiver apto à soltura, voltará para Uberaba e a Polícia Ambiental será responsável por esta em reserva da região”, continua. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por