CIDADE

Mais de 45 ocorrências atendidas pela Defesa Civil e Bombeiros por conta da chuva

Não teve registro de vítimas ou incidentes com maior gravidade

Publicado em 22/10/2019 às 07:26Atualizado em 18/12/2022 às 01:17
Compartilhar

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil atuaram na noite de segunda-feira (21) em ocorrências associadas à forte chuva que atingiu Uberaba. Os principais registros foram de quedas de árvores. 

Conforme informações repassadas pelo 8º BBM, os bombeiros receberam 48 solicitações de cortes de árvores com risco de queda sobre residências e fiações, sendo que 27 foram atendidas. Nesta terça-feira (22) quatro equipes atuam no atendimento dos 21 pedidos restantes.

Uma residência com possível risco de desabamento do teto foi acompanhada pela Defesa Civil. Além disso, o órgão atuou na falta de energia elétrica que afetou o sistema semafórico e em situações de quedas de árvores. 

Segundo a Cemig, entre 18h02 e 19h16 desta segunda-feira foram registrados 75 raios em Uberaba. Já as rajadas de vento alcançaram até 81 km/h nesse mesmo intervalo de tempo.

A previsão é que o tempo continue instável no município pelo menos até o final de semana, com bastante nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas por raios e rajadas de vento, sobretudo entre o período da tarde e da noite.

Não teve registro de vítimas ou incidentes com maior gravidade.

Em nota, a Cemig informa que houve aumento considerável de ocorrências no sistema elétrico por toda a cidade, com queda de árvores sobre a rede elétrica, cabos partidos e queima de transformadores. "Os grandes blocos de cargas foram restabelecidos ainda na noite de ontem e madrugada de hoje. Neste momento a Empresa atua atendendo desligamentos em pontos isolados, muitas vezes nas instalações dos consumidores, que necessitam de atuação direta no local e, por isso, demandam mais tempo para atendimento, mas serão atendidos ainda hoje. A Cemig esclarece que está realizando todos os esforços para agilizar o restabelecimento do fornecimento de energia. Entre esses esforços está o acionamento de equipes extras de sobreaviso, ampliação das jornadas de trabalho e deslocamento de equipes de outras regiões para atendimento às ocorrências em Uberaba", diz trecho da nota.

Caso necessite solicitar serviços ou informações, entre em contato com a Cemig através de sua Agência Virtual no site www.cemig.com.br, pelo aplicativo Cemig Atende - disponível para smartphones e tablets, ou através de mensagem SMS pelo Cemig Torpedo - para registrar falta de energia digite a palavra “luz” e o numero do CPF do titular da conta de energia e envie para o número 29810. 

Prefeitura atua em serviços emergenciais após forte chuva. A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) está mobilizada, desde a noite desta segunda-feira (22), para a execução de limpezas e serviços depois da chuva acompanhada de fortes ventos em Uberaba. Estão sendo feitas ações emergenciais em bueiros com a retirada de lixos e galhos que caíram em vários pontos da cidade. Conforme balanço parcial divulgado na manhã de hoje, 22 pela Defesa Civil, ao menos 30 árvores caíram com o vento.

De acordo com o titular da pasta, Toninho Oliveira, está sendo realizada uma força tarefa com o envolvimento da Secretaria de Defesa Social, por meio da Defesa Civil e Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Cemig, Codau e outras equipes para manter toda a cidade em ordem evitando acidentes/incidentes decorrentes da chuva.

“É importante que as pessoas não coloquem seus lixos na rua fora dos dias de coleta, nem façam o descarte em locais incorretos. Resíduos de construção civil também devem ser descartados nos lugares apropriados. Também temos o serviço do Cata Treco, que é constante, e que tem recolhido objetos como TVs, sofás e computadores, entre outros, que são descartados em terrenos e até nas vias públicas. Por isso contamos com o apoio de toda a população. Muitos bueiros acabaram entupindo em decorrência de sacos de lixo domésticos colocados nas ruas de forma inadequada. O esforço é mutuo e esperamos que até o final do dia toda a cidade esteja dentro da sua normalidade total”, destaca Toninho.

Semáforos – O sistema semafórico do município também sofreu danos com a tempestade. De acordo com o secretário de Defesa Social, Wellington Fontes, vários semáforos foram danificados pela força dos ventos. Quedas de energia também prejudicaram o funcionamento. Os serviços de recuperação do sistema foram iniciados pelos técnicos de imediato, durante a noite, e continuam nesta terça-feira. Os Agentes de Trânsito estão atuando em diversos locais.

Rural - Nas estradas rurais, conforme informações repassadas pela Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio, não houve registro de ocorrências.

Educação - Sobre a Rede Municipal de Ensino, algumas unidades foram impactadas com a chuva desta segunda-feira (21). A Escola Municipal Celina Soares de Paiva, na zona rural, ficou sem energia afetando o bombeamento de água por poço artesiano, mas a situação já está normalizada. O CEMEI Nicanor Pedro da Silveira, na zona rural de Ponte Alta, também ficou sem energia. Já a Escola Municipal Sebastião Antônio Leal teve queda de árvore quebrando telhas,que serão reparadas. A Escola Municipal Uberaba também teve queda de árvore. O CEMEI Professora Marília Barbosa Pacheco Silva amanheceu sem energia, situação também já normalizada. A unidade teve queda de um toldo, sem danos estruturais.A situação está dentro da normalidade e todas as crianças estão sendo atendidas normalmente.

Clima - Os índices pluviométricos registrados entre 18h55 até 19h30 foi de 10 milímetros. O total do mês, conforme a climatologista Wanda Prata, é de 64 milímetros. Às 18h55 os ventos atingiram 90 km/hora e depois das 19h as rajadas chegaram a 61,2 km/hora. A climatologista relatou que não existe previsão de tempestades semelhantes à ocorrida nesta segunda-feira para o restante da semana. Entretanto, a população deve ficar atenta quanto as chuvas dentro do esperado para esta época do ano.

É importante ressaltar que em caso de emergência, os munícipes devem ligar nos telefones da Policia Militar 190, Corpo de Bombeiros 193, e Defesa Civil 199.Também é disponibilizado o “Cidade Ativa” pelo 0800-940-0101, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo e-mail [email protected].

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por