CIDADE

Eleitor com mais de 70 anos precisa fazer biometria se ainda quiser votar

Biometria é um mecanismo a mais de segurança para certificar a identidade do eleitor na hora do voto

Thassiana Macedo
Publicado em 16/10/2019 às 07:14Atualizado em 18/12/2022 às 01:08
Compartilhar

Arquivo

Biometria é um mecanismo a mais de segurança para certificar a identidade do eleitor na hora do voto

O eleitor com idade igual ou maior a 70 anos deve fazer a biometria nas cidades com recadastramento obrigatório para escolher se quer ou não continuar a exercer o seu direito de voto. Caso não faça o procedimento, perderá essa possibilidade, pois terá o título cancelado, não terá o nome incluído na relação de eleitores da urna e ficará privado de participar dos próximos pleitos.

Vale lembrar que para quem mora em Água Comprida e Delta, o prazo para o recadastramento venceu no último dia 10 de outubro. Para eleitores de Campo Florido e Conquista, a última data é 29 de novembro, e para os de Veríssimo, o prazo final é dia 17 de dezembro. O eleitor que não compareceu à revisão e teve o título de eleitor cancelado, não poderá votar enquanto não regularizar a sua situação, inclusive se tiver o voto facultativo, como menores de 18 e maiores de 70 anos.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), ainda que deixar de cadastrar a biometria gere o cancelamento do título, os eleitores dessa faixa etária não devem ter outras restrições na vida civil, tais como obter passaporte, CPF, matricular-se em instituições de ensino ou tomar posse em cargos públicos, pois para eles o voto é facultativo.

A biometria é um mecanismo a mais de segurança para certificar a identidade do eleitor na hora do voto, evitando fraudes e erros, como no caso de um terceiro que vota no lugar de quem está regularmente cadastrado. O procedimento está sendo adotado pela Justiça Eleitoral em todo o Brasil e a previsão do TSE é de que, até 2022, ele seja concluído.

Para fazer a regularização, basta comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor de Uberaba, que fica na rua Lauro Borges, nº 97, bairro Estados Unidos, munido de um documento oficial de identidade com foto e um comprovante atualizado de endereço, bem como certificado de quitação com o serviço militar para homens maiores de 18 anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por