CIDADE

Sindicomércio e Fundação Cultural debatem o feriado de 20 de novembro

Para o presidente do Sindicomércio, Marcelo Árabe, a reunião foi importante para as partes apresentarem seus propósitos

Publicado em 09/10/2019 às 22:29Atualizado em 18/12/2022 às 00:54
Compartilhar

Sindicato do Comércio de Uberaba, a Fundação Cultural e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) se reuniram ontem para discutir as possibilidades de comemoração do feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Na pauta, a apresentação do cronograma da FCU no dia e mês da Consciência Negra, a ação movida pelo Sindicomércio e a necessidade de integração entre as três instituições. Presentes na reunião o presidente do Sindicomércio, Marcelo Árabe; o presidente da FCU, Ronaldo Amâncio; a presidente do Compir, Maria Abadia Vieira da Cruz; o gerente executivo do sindicato, Thiago Árabe Castejon, e a coordenadora de Políticas de Igualdade Racial, Carmem Amâncio. 

Para o presidente do Sindicomércio, Marcelo Árabe, a reunião foi importante para as partes apresentarem seus propósitos. “A Fundação Cultural preparou uma programação muito boa para o mês da Consciência Negra, focando principalmente no aniversário de Uberaba, que estará completando 200 anos. Nós também nos preocupamos com a parte social da comunidade uberabense. Vamos nos empenhar nessa parceria. Há divergência de ideologias, pois o sindicato é responsável pelos empresários de Uberaba e a Fundação promove políticas públicas. A gente que tem que dar um respaldo para os empresários, mas sem esquecer a parte social. Somos um país diverso, mas temos o mesmo objetivo de zelar pelo respeito.”

O presidente da FCU, Ronaldo Amâncio, avaliou a reunião como produtiva, já que foram colocadas as questões que englobam o comércio uberabense tão importantes para a população, como o dia 20 de novembro. “Entendemos que não há nada contra o movimento negro. O comércio não está contra a comunidade. Nós estamos tentando construir a manutenção do feriado através de ações positivas que acontecerão em todo mês de novembro e não somente no dia 20. Independentemente de o dia 20 de novembro não ser feriado, as ações da Fundação Cultural serão mantidas. Um calendário especial foi totalmente construído, que se iniciará ainda neste mês. Porém, a partir de agora ficam uma lição e uma sugestão. Antes de fazermos ações, vamos juntar forças, porque a cidade vai ganhar”.

Já a presidente do Compir, Maria Abadia Vieira da Cruz, diz que ficou claro o objetivo do Sindicomércio. “Nós compreendemos o objetivo do Sindicomércio ao pedir a ação judicial contra o feriado, e eles entenderam o que é o feriado da Consciência Negra para a população negra. Temos que construir ações pontuais para que nenhum lado perca. Realmente o que é necessário para a comunidade negra é que nós possamos valorizar o que Zumbi dos Palmares fez e valorizar também a nossa conquista histórica do feriado da consciência negra em Uberaba”. 

Agora o Sindicomércio levará aos empresários as ações pontuadas nessa reunião e posteriormente acontecerá uma nova discussão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por