CIDADE

Com aumento do consumo de água, manobras evitam desabastecimento

No fim de semana a demanda por água na cidade aumentou 20%, segundo a Codau, que realiza processo de fechamento na distribuição para a recuperação dos níveis dos reservatórios

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 16/09/2019 às 20:49Atualizado em 18/12/2022 às 00:18
Compartilhar

Divulgação

Manobras técnicas estão sendo realizadas nos reservatórios para a manutenção de níveis que garantam o abastecimento

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) está realizando “manobras técnicas” para garantir fornecimento de água para toda a população. Diante de um cenário crítico, com abastecimento menor devido à seca, a autarquia emitiu alerta ontem e orienta a população para economizar água e evitar desabastecimento. 

Segundo a Codau, as manobras consistem em interromper a distribuição para aumentar os níveis de água nos centros de reservação (CR). Para que haja distribuição de forma igualitária, o CR deve estar com reservatório com sua capacidade máxima, por isso o fornecimento pode ser interrompido de dia ou à noite.

Dados referentes ao consumo, monitorados pela autarquia, apontam aumento de 20% no consumo de água no último fim de semana, referente ao período comum. Devido à vazão crítica nos mananciais que abastecem Uberaba, um sistema de bombeamento adicional foi ativado para garantir a demanda da cidade.

Olavo Resende Júnior, diretor de Saneamento da Codau, alerta que sábado é o dia com maior consumo. “É importante que a população entenda a necessidade de redução de consumo, pois, mesmo com a recuperação dos níveis e a distribuição de água retornando, se o consumo não diminuir, os imóveis que estão localizados nas partes mais altas das áreas de influência de cada centro de reservação podem continuar percebendo pouca pressão na rede e, consequentemente, não conseguirão reabastecer suas caixas-d’água com a rapidez necessária”, esclarece.

No sábado (14) e também no domingo (15) ocorreu o fechamento do CR-8, no Parque das Américas, entre 6h e 11h, nos dois dias, mas logo em seguida a distribuição de água voltou a ser liberada. Já no fim da noite do sábado e início de domingo foi a vez do CR-11, na região do conjunto Uberaba 1. Por volta de 6h da manhã de domingo a água voltou a ser distribuída àquela região.

Luiz Guaritá Neto, presidente da Codau, revelou que, para garantir o abastecimento, são necessárias as manobras, o que causa intermitência no abastecimento. “Queremos alertar a todos para que economizem água. Lembrando que cada imóvel deve ter sua caixa compatível com o tamanho da família. Uma caixa de mil litros é suficiente para uma casa com quatro pessoas”, frisou ele. Guaritá estima que o problema esteja no consumo. “E queremos frisar também que o problema não está na falta de água no rio Uberaba, está no alto consumo, por isso a colaboração da população é fundamental”, conclui. 

O primeiro conjunto motobomba do sistema de transposição do rio Claro para o rio Uberaba entrou em operação no dia 11 de setembro e ontem outra bomba foi ligada, no fim da tarde, agora bombeando cerca de 430 litros/segundo de água pra o rio Uberaba. O sistema conta com três conjuntos no total.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por