JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 15 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Secretaria de Desenvolvimento Social busca ampliar inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Em Uberaba, a ação será conjunta com SINE Estadual para realizar o “Dia D inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”

17/09/2019 - 00:00:00. Última atualização: 17/09/2019 - 14:20:12.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) dá início nesta terça-feira (17) às ações do “Dia D” de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, como forma de garantir o acesso desse público ao mercado formal. A ideia é possibilitar que as empresas cumpram a Lei de Cotas para PCDs e se aproximem dos trabalhadores com deficiências, ampliando assim as chances de ingresso ou reinserção profissional.

Em Uberaba, a ação será conjunta com SINE Estadual para realizar o “Dia D inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”.

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é comemorado oficialmente no dia 21 de setembro, mas em Uberaba, a ação será antecipada para a próxima quinta-feira, 19, na Praça da Concha Acústica. Além da Sedese e do Sine estadual, participarão da ação o Sine Municipal e Usina São Ângelo.

Segundo a coordenadora do Projeto de inclusão social Portas Abertas, Keila Afonso R. Silva, os dois SINEs vão promover a intermediação de mão de obra, com o objetivo de promover o encontro entre pessoas com deficiência que buscam entrar no mercado de trabalho e empresas que buscam essas pessoas para inserir nos seus quadros de funcionários. “As empresas vão disponibilizar o que têm de vagas para PCDs, para que essas pessoas possam se cadastrar, intermediado pelos SINEs. É um avanço muito grande para o município, pois as empresas, Sedese e SINEs estão indo de encontro a essas pessoas, dentro de um espaço que discute inclusão”, destaca Keila.

Élder Árcega, que gerencia a Sala Mineira do Empreendedor e coordena o SINE Municipal, explica que a mobilização conjunta vai gerar um movimento maior no evento, pois vai atrair muita gente em busca da oportunidade de entrar no mercado formal. “O SINE Municipal estará presente intermediando vagas para pessoas com deficiência. Estamos captando vagas exclusivas, para que no dia da ação, elas estejam disponíveis para esse público. No dia 18, inclusive, estaremos na sede do Ministério do Trabalho, agora Ministério da Economia em Uberaba, recebendo empresas e representantes que estarão se cadastrando e cadastrando suas vagas”, relata Élder. O Escritório Regional do Ministério da Economia fica na Rua Eng. Foze Kalil Abraão, 115, Mercês.

A ação do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência na Praça da Concha Acústica será das 14h às 17h, com diversas apresentações culturais das instituições voltadas para a área, além de debates referentes aos avanços, às conquistas e propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://www.uberaba.mg.gov.br/seds/, mas também estarão disponíveis no local, com lista de chamada para a emissão de certificados.
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia