CIDADE

Comércio eletrônico representa 30% das vendas em Uberaba

Aumento de idosos no comércio eletrônico chama atenção dos empresários

Marília Mayer
Publicado em 28/08/2019 às 18:11Atualizado em 17/12/2022 às 23:49
Compartilhar

WhatsApp, Instagram e Facebook são responsáveis por 30% do movimento das lojas de Uberaba. A venda na área de games é destaque – as negociações pela internet chegam a 80%.

Pesquisa feita pelo SPC aponta que até 2021, 41% das vendas serão feitas eletronicamente. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) elabora uma série de ações para preparar os empresários para essa conversão.

Em setembro, será ministrado um curso para que os vendedores aprendam a fechar negócios pelas redes sociais.

“Muita gente vende pelas redes sociais de Uberaba para Uberaba mesmo, as lojas que já estão antenadas com isso. A nossa preocupação em ministrar esse curso é formar os vendedores das lojas físicas a terem as redes sociais voltadas para o atendimento. O grande problema que enfrentamos hoje é a conscientização dos empresários, pois alguns chegam na loja e a primeira coisa que pedem é para o funcionário guardar o telefone, não usar o computador na rede social, bloqueiam a internet e eles estão andando no caminho contrário”, alerta o presidente da CDL, Ângelo Crema.

A CDL oferece orientações aos associados via departamento de marketing. Lanchonetes instaladas no Calçadão registraram aumento na movimentação com a instalação de wi-fi grátis, por exemplo.

Na avaliação do líder classista, a quantidade de informações e o imediatismo são os principais diferenciais para que o consumidor prefira a compra online.

Aumento de idosos no comércio eletrônico chama atenção dos empresários. Consumidores entre 18 e 30 anos são a maioria, porém, é destaque o aumento anual de pessoas acime de 60 anos comprando pela internet. A mudança de comportamento é notada, inclusive, no tipo de produto. O idoso tem buscado equipamentos eletrônicos, como tablets e celulares, com configurações mais avançadas, segundo Crema.

As classes A e B são as responsáveis pelo maior volume de pedidos com um ticket médio de R$ 400 por compra. Já as demais classes gastam cerca de R$ 80, principalmente, no setor de vestuário.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por