INVERNO, É VOCÊ?

Zona de Convergência traz ar frio para Uberaba e região

Rafaella Massa
Publicado em 21/05/2024 às 10:47
Compartilhar

Mudanças no clima da região Sudeste devem trazer reflexos para Uberaba e região. Segundo a climatologista Wanda Prata, mudanças na oscilação Antártica devem ocasionar a queda da temperatura. Ainda não há previsão de chuva para a região.

Conforme a climatologista, a oscilação Antártica passou a ser positiva. Isto significa que o vórtice ciclônico passou a girar para o centro do Polo Sul, de maneira que a oscilação deve puxar baixas pressões e ocasionar mais derretimento de gelo. No entanto, não sobe balão de ar frio para as regiões tropicais.

“Então, as regiões subtropicais e tropicais continuarão recebendo altas e baixas pressões do trenzinho de onda, que é uma corrente de altas e baixas pressões que circunda o globo nas regiões subtropicais. Entre essas altas e baixas pressões, com a posição da oscilação da Antártica Positiva, ocorre o escorregamento do ciclone para o oceano. Ele se aprofunda e forma um ciclone extratropical, bombeando bastante chuva para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Então, voltaremos a ter aguaceiros lá”, alerta.

Ainda segundo Wanda, essas altas e baixas pressões podem puxar o ar quente e úmido da Amazônia e formar uma Zona de Convergência. “Essa Zona de Convergência, por enquanto, vai subir até o Paraná e sul de São Paulo. Dali para frente, só vai subir o ar mais fresco da alta pressão. Então, daqui para frente, não há possibilidade de chuva ainda, nem para o norte de São Paulo, nem para o Triângulo Mineiro, nem para o Centro-Oeste. Mas há a chegada dessas altas pressões que vão trazer as manhãs mais frias e as tardes mais suaves daqui para frente, até que haja uma nova alteração na troposfera”, explica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por