CIDADE

Encontro de Folia de Reis vai coroar 3 festeiros neste domingo na Abadia

Pela primeira vez em Uberaba haverá coroação de três festeiros no 61º Encontro de Folias de Reis

Publicado em 24/08/2019 às 13:16Atualizado em 17/12/2022 às 23:41
Compartilhar

Pela primeira vez em Uberaba haverá coroação de três festeiros no 61º Encontro de Folias de Reis, que acontece hoje no Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Este ano o evento, que levará o nome do professor Antônio Carlos Marques, também fará a coroação de três festeiros que serão responsáveis pela organização do 62º Encontro, que acontecerá nacionalmente. A coroação e o Encontro Nacional de Folias de Reis fazem parte da programação especial rumo ao bicentenário da cidade. Os festeiros serão coroados às 11h. 

Para o prefeito Paulo Piau, a realização desse encontro é “um grande momento para Uberaba. Não podemos perder essa tradição das Folias de Reis. O uberabense é um povo de fé. Por isso, a tradição é mantida há tantos anos. Hoje, temos mais de 100 folias registradas. Isso prova a fé em Santos Reis”.

Já o presidente da Fundação Cultural, Ronaldo Amâncio, diz que o Encontro de Folia de Reis transcende a cultura religiosa. “Uberaba é uma das principais cidades do país em se tratando de Folias de Reis, que é um evento cultural de suma importância para manter a tradição. As Folias de Reis da cidade já são patrimônio imaterial de Uberaba.”

A historiadora Maria Aparecida Manzan ressalta que no próximo ano o evento será nacional. “A festa será linda. A decoração foi confeccionada por nós, tudo artesanalmente. Todos se envolveram para realizar o evento. No próximo ano será nacional, para comemorar os 200 anos de Uberaba. Vamos fazer uma festa maior do que essa.” 

O encontro, além de manter a tradição, vale ponto no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), inclusive trazendo recursos para a cultura uberabense. Está confirmada a participação de 35 folias. Os foliões também podem fazer a inscrição no local a partir de 7h.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por