CIDADE

Ambientalistas defendem preservação da mata da Quinta da Boa Esperança

Área tem grande relevância histórica, cultural e ambiental para a cidade

Publicado em 18/08/2019 às 13:47Atualizado em 17/12/2022 às 23:29
Compartilhar

Nos últimos dias, ambientalistas uberabenses voltaram a se mobilizar contra a destruição da Mata do Bacuri ou Mata Eva Reis, localizada na avenida Abel Reis, na Quinta da Boa Esperança. O perímetro novamente é ameaçado pela expansão imobiliária e iniciativa de loteamento. A Quinta da Boa Esperança pode ser loteada e a incorporadora se dispõe a preservar o mínimo exigido, 15% de sua área total. Caso isso aconteça os danos e prejuízos seriam ambientais, históricos, culturais e, também, econômicos para nossa cidade.

A área, até agora 100% preservada, é alvo de impasse referente à compra e venda. A Lei Complementar de 2006, que instituiu o Plano Diretor do município, reservou a propriedade para implementação de um parque. Os donos do imóvel têm interesse em loteá-lo.

Fotos/Fábio Braga

A Área de Proteção Ambiental (APP), possui três nascentes de água, que estão instaladas no perímetro urbano de Uberaba. Esse tipo de mata também oferece proteção ambiental e reduz as massas de calor.

Segundo especialistas, a chácara desempenha forte função no controle climático da cidade, como também diminui as incidências das enchentes na região do centro. A área possui mais de cinco hectares e conta com um grande bosque, muros de arrimo em pedra tapiocanga e a sede, um casarão do século XIX.

Em março deste ano, em entrevista à Rádio JM, o Prefeito Paulo Piau, posicionou que, se a escolha fosse pessoal, a área seria 100% preservada. “Se depender de mim, Paulo Piau, tenho o espaço completo como um grande parque da cidade, como área verde.” Piau também complementou que a situação estava sendo estudada para chegar em um consenso que fosse melhor para o município.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por