CIDADE

7 de setembro: Prefeitura planeja desfile que irá contar a história de Uberaba

Ação faz parte do cronograma de atividades de celebração dos 200 anos da cidade

Raiane Duarte
Publicado em 14/08/2019 às 17:47Atualizado em 17/12/2022 às 23:25
Compartilhar

O próximo feriado, 7 de setembro, Dia da Independência, se aproxima e os preparativos para o desfile já ocorrem na cidade. A Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) por meio da Chefia de Gabinete, Secretária Municipal de Educação (Semed) e outras secretarias irão promover a data.

O desfile deve englobar também escolas estaduais, autarquias, instituições privadas, órgãos de segurança, entre outros. A previsão, até o momento, é que o desfile seja realizado na avenida Dr. Fidelis Reis.

No último ano, devido à contenção de gastos e à falta de repasses do Estado, o desfile foi cancelado. Agora, em 2019, a PMU retoma a celebração, que está inserida no cronograma de comemoração do bicentenário da cidade, que culminará em 2020.

O tema é “Uberaba 200 anos, pronta para o futuro” e a proposta é realizar um desfile separados por alas, contando cronologicamente a história da cidade.

A Secretaria Municipal de Educação já planeja a ação desde 2017. Segundo a historiadora e funcionária do setor de cultura da Semed, Mychelle Barros, a expectativa é que todas as escolas do município participem, reunindo cerca de mil e quinhentas, ou mais, crianças.

“Estamos preparando um desfile atual, seguindo o lema proposto pela chefia de gabinete, mas trazendo um viés alegórico e pedagógico”, pontuou Mychelle. “Iremos contar de uma forma criativa e artística, desde a fundação, em 2 de março de 1820, quando Uberaba foi elevada à condição de freguesia por uma carta régia assinada por Dom João Sexto, chegando até hoje. ”

A ideia é que a apresentação transite pelo protagonismo exercido pelo Zebu, o sincretismo religioso, em especial algumas personalidades históricas, como o Chico Xavier. A abordagem deve passar também por Peirópolis, e irá fazer uma série de considerações sobre os patrimônios históricos, a evolução industrial da cidade e da arquitetura. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por