JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 07 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Unidade da Casemg em Uberaba fecha as portas em dezembro

A exemplo de outras unidades, a uberabense agoniza há meses e ganhou sobrevida até o fim do ano

14/08/2019 - 09:01:28.

Reprodução


Companhia possui armazéns e silos nas principais regiões produtoras de Minas Gerais, inclusive Uberaba

A Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg) está fechando as portas de diversas unidades pelo estado. A de Uberaba, que agoniza há meses, ganhou sobrevida e funcionará até o fim do ano. A previsão inicial era que o fim das atividades acontecesse no final de junho. 

Leia também: Ministério da Agricultura inicia processo de privatização da Casemg

Além de Uberaba, unidades de Capinópolis, Conceição das Alagoas, Patrocínio, Uberlândia, Frutal e Monte Carmelo ainda recebiam grãos, mas submetidas ao prazo de fechamento, a contrário das unidades de Araguari, Patos de Minas e Santa Vitória, no Triângulo Mineiro, que já não podiam mais receber a safra. 

As demissões acontecem em todo o estado, em decorrência da liquidação da companhia. Algumas unidades, como Buritis e Bonfinópolis, já não têm mais funcionários. Em Uberaba, cinco trabalhadores já perderam o emprego, a exemplo de outras unidades com demissões parciais. 

O plano de liquidação da companhia está disponível online

A Casemg foi criada em 1957 com o objetivo de atender a demanda e falta de locais para armazenamento de produtos agrícolas. Braço do governo federal em Minas Gerais, a Casemg dá sustentação às políticas agrícolas e seus mecanismos de comercialização, oferecendo serviços como armazenagem, pré-limpeza e limpeza de grãos, secagem, tratamento fitossanitário, testes de transgenia, pesagem e transbordo de produtos do agronegócio. 

A unidade de Uberaba foi uma das primeiras armazenadoras do estado, juntamente com Aimorés, Resplendor, Teófilo Otoni, Poté, Três Rios/RJ, Cisneiros, Governador Valadares, Rio Casca, Araguari, Belo Horizonte e Uberlândia. Após 1973, as unidades de Uberaba, Uberlândia e Patrocínio receberam modernizações por serem consideradas em localização estratégica.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia