CIDADE

Cooperu estima que existam mais de 3 mil catadores de recicláveis em Uberaba

Atualmente, estão devidamente cadastrados na Cooperu 50 pessoas que trabalham nos caminhões, coleta e triagem dos materiais e outros

Marília Mayer
Publicado em 13/08/2019 às 16:22Atualizado em 17/12/2022 às 23:23
Compartilhar

Divulgação

O fechamento de postos de trabalho na cidade nos últimos anos provocou o aumento de catadores de materiais recicláveis. A estimativa da Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu) é que existam mais de 3 mil pessoas que vivem dessa atividade.

O objetivo do diretor da cooperativa, José Eustáquio de Oliveira, é fazer um levantamento de todos os catadores da cidade e levá-los para a empresa.

“A gente tem percebido um aumento muito grande e hoje nossas rotas são disputadas com catadores que não estão na cooperativa. A intenção é levar esses catadores para a cooperativa para juntar o material deles com o nosso para agregar valor, mas isso é uma tarefa que temos que planejar bastante porque não sabemos o tamanho da crise”, analisa.

Atualmente, estão devidamente cadastrados na Cooperu 50 pessoas que trabalham nos caminhões, coleta e triagem dos materiais e outros 100 catadores de pequeno porte. A média salarial para quem atua no setor é de aproximadamente um salário mínimo.

“É um setor como qualquer um outro que exige profissionalismo, administração na questão do trabalho. Temos catadores que fazem convencimento com as pessoas para guardar materiais para eles e têm a rota deles e têm juntado material e conseguem viver só disso”, finaliza José Eustáquio. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por