CIDADE

Nem 10 estabelecimentos de bares e restaurantes se preocupam com o descarte regular do vidro, alerta Cooperu

Marília Mayer
Publicado em 12/08/2019 às 18:01Atualizado em 17/12/2022 às 23:20
Compartilhar

A Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu) faz apelo a bares e restaurantes quanto ao descarte correto dos materiais, especialmente, de vidro.

Segundo o diretor da cooperativa, José Eustáquio de Oliveira, nem dez estabelecimentos têm contrato de coleta e laudo de destinação correta na cidade.

“Falta conscientização e as pessoas não estão preocupadas em acertar isso porque precisa de algumas práticas. Nós temos vários bares de pequeno porte, então juntam poucos materiais, e eles não se prepararam nem para guardar o material de um dia para o outro, querem descartar o mais rápido possível e dificulta para nós passarmos a tempo e hora que a pessoa quer”, lamenta José Eustáquio.

Atualmente, a cooperativa mantém seis pontos de entrega voluntária de materiais. Em caso de grandes quantidades, o recolhimento pode ser solicitado pelo telefone 3315 9560, mediante pagamento de taxa.

“O mais comum é botar no lixo para o caminhão levar. Tem muita gente ensacando vidro e mandando para o aterro e faz de conta que está lavando as mãos. A gente tem trabalhado uma questão de logística reversa para termos uma contribuição na questão da coleta do vidro porque é uma matéria muito barata para vender e dá muito serviço pra coletar”, explica José Eustáquio.

A preocupação é em relação ao impacto ambiental que o descarte errado do vidro pode gerar, uma vez que o material demora até um milhão de anos para se decompor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por