CIDADE

Campanha promove testes gratuitos de Hepatite C a partir de hoje

O projeto Hepatite Zero dura até domingo e cerca de 3.500 testes devem ser realizados até lá

Publicado em 19/07/2019 às 17:59Atualizado em 17/12/2022 às 22:38
Compartilhar

Fotos/Fábio Braga

Começam hoje (22) as ações do projeto Hepatite Zero, campanha de alcance mundial que tem como objetivo promover a erradicação da doença. Na ocasião, serão disponibilizados gratuitamente em Uberaba testes de Hepatite C. O projeto é promovido pelo Rotary Club, em parceria com o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH).

Ao longo da semana, uma equipe do Centro de Referência em Hepatites Virais da Macrorregião do Triângulo Sul, vinculado ao HC, estará em locais de grande circulação para a realização de testagens. O intuito da ação é identificar a presença do vírus da Hepatite C e, dessa forma, promover o tratamento. As ações do projeto serão encerradas no dia 28, domingo. A ideia é que sejam realizados 3.500 testes durante os sete dias de campanha.

“O Centro de Referência em Hepatites Virais do HC tem um dos maiores índices de realização de teste a nível nacional. Então, todo ano, somos convidamos a participar dessa campanha. Esse ano vamos trabalhar na testagem de Hepatite C juntamente com alunos dos cursos de enfermagem, medicina e biomedicina da UFTM”, relata Geisa Perez Medina Gomide, gerente de Atenção à Saúde do HC-UFTM.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), o grupo de risco em relação à Hepatite C é composto por doentes renais em hemodiálise, pessoas com o vírus HIV, indivíduos que já fizeram uso de drogas injetáveis ou cocaína inalada, pessoas com múltiplos parceiros sexuais, entre outros.

Setecentas mil pessoas são portadoras de hepatites virais no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Silenciosa, a hepatite C é o tipo que mais acomete os brasileiros: são 11,9 casos para cada 100 mil habitantes.

Hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos. A partir disso, o Rotary International idealizou a campanha Hepatite Zero, em que são realizadas testagens em todo o Brasil e em outros países durante o mês de julho, período em que é celebrado o Dia Mundial de Combate à Hepatite. 

Confira a programaçã Dia Local Horário 22/7 (segunda) Artur Machado (Calçadão) 8h às 18h 23/7 (terça) Artur Machado (Calçadão) 8h às 18h 24/7 (quarta) Terminal Oeste 8h às 18h 24/7 (quarta) Feira da Av. João XXIII 8h às 18h 25/7 (quinta) Delegacia de Polícia Civil 8h às 18h 25/7 (quinta) Feira Bairro Beija Flor 18h às 22h 26/7 (sexta) Artur Machado (Calçadão) 8h às 18h 27/7 (sábado) Mercado Municipal 8h às 18h 28/7 (domingo) Feira da Abadia 7h às 13h

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por