CIDADE

Família denuncia violação de túmulo no cemitério São João Batista

Proprietário de jazigo onde tem parentes sepultados foi surpreendido com obras no local, sem que houvesse autorização para tal

Daniela Brito
Publicado em 18/07/2019 às 22:40Atualizado em 17/12/2022 às 22:39
Compartilhar

Jairo Chagas

Técnico de informática se surpreendeu ao deparar com obra no túmulo comprado por seus antepassados

Possível violação em um túmulo no cemitério São João Batista gera revolta em familiares. O técnico em informática Marco Antônio Castor esteve na manhã de ontem no local e deparou com o jazigo da família aberto, em obras, sem a devida autorização. 

Todo o mármore havia sido retirado, um carrinho de mão estava em cima do túmulo e os restos mortais dos familiares em um saco plástico, ao lado. Ainda conforme o proprietário, nenhuma obra foi autorizada pela família, que está muito contrariada. “É um desrespeito o que está acontecendo”, diz.

Marco Antônio procurou a direção do cemitério São João Batista e conversou com o administrador, Carlindo Ferreira de Oliveira, que também ficou surpreendido com a situação. Em seguida, o técnico de informática lavrou ocorrência na Área Integrada de Segurança Pública (Aisp).

De acordo com ele, não é a primeira vez que acontece esse tipo de ocorrência. Conforme revela, uma pessoa se apossou do jazigo e destaca que o túmulo, localizado na Quadra C, nº 10.479, é da família desde 1971, tendo, inclusive, apresentado à reportagem a escritura original de compra. “Meu irmão está enterrado ali. Visitamos o túmulo todos os meses”, diz.

Este é o segundo equívoco que ocorre somente este mês no cemitério São João Batista. No dia 8 de julho, uma mulher foi enterrada no túmulo errado e somente cinco dias depois do sepultamento que a administração percebeu que o cadáver tinha sido enterrado em outro lugar. O erro foi descoberto porque o verdadeiro dono fez uma reivindicação ao perceber que haviam mexido no túmulo. Por conta disso, o corpo teve que ser exumado e enterrado novamente. 

A reportagem do Jornal da Manhã questionou a Prefeitura de Uberaba em relação ao episódio ocorrido no cemitério São João Batista. Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras esclareceu que apura a denúncia junto ao Departamento de Cemitérios. Também encaminhará à Controladoria Geral do Município os relatos para apuração dos fatos que indiquem irregularidade ou indício de irregularidade na administração pública, requerendo adoção de providências por parte da administração do cemitério São João Batista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por