Documentação deve ser apresentada junto à Delegacia Regional de Polícia Civil, indicando o município onde se pretende instalar a empresa
Foto/ Arquivo
Dos 24 centros de formação de Uberaba, 23 estão habilitados a ministrar conteúdo teórico e prático
O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) abriu prazo para abertura de novos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A medida foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais (DO-MG) do dia 11 deste mês.
Empresários interessados têm até 31 de maio para protocolar documentação junto à Delegacia Regional de Polícia Civil, indicando o município onde pretendem instalar a empresa. As futuras empresas, bem como as já estabelecidas, poderão realizar capacitação teórica e técnica (aulas de legislação), de prática de direção veicular de condutores de veículos automotores, a adição e mudança de categoria, atualização para renovação da Carteira Nacional de Habilitação e reciclagem de condutores infratores.
A resolução para instalação de novos CFCs é regulamentada pelo Decreto Estadual 45.762/11. A medida estabelece que só são permitidos dois CFCs a cada 15 mil eleitores do município. Atualmente, Uberaba possui 24 Cadastros Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de CFCs ativos. Um está habilitado apenas para ministrar conteúdo teórico e 23 estão habilitados ao conteúdo teórico e prático.
Avaliação teórica na cidade tem aprovação dentro da média exigida. Relatório de desempenho de aprovações nas avaliações teóricas do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) mostra que Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Uberaba estão com níveis de aprovação, em média, entre 50% (menor média) e 77,87% (maior média). Reportagem do Jornal da Manhã realizou levantamento de dados junto ao Detran ontem.
O Centro de Legislação Avançado (CLA), conhecido como centrão, está com média de aprovação em 65,22%. O CLA é composto por um grupo de CFCs que não ministram conteúdo teórico e repassam a demanda de alunos ao centrão. A média está dentro de nível considerado aceitável pelo Detran.
Outras cinco empresas aptas a ministrar conteúdo teórico registraram as seguintes médias de aprovaçã empresa com menor aprovação tem 50%, a segunda com 62,50%, a terceira com 66,08% e a quarta com 70,59%. A empresa com maior aprovação tem 77,87% de média positiva. O levantamento é referente ao período de janeiro a março. (LGR)
Exame prático de moto chega a 100% de resultado positivo. Os dados do Detran-MG apurados pela reportagem do Jornal da Manhã mostram dois dados inusitados sobre aprovações nos exames práticos para habilitação da categoria “A” (moto). O menor nível de aprovação é de 0% (menor nível); outra empresa aparece com 100% positivo (maior nível). Índices apurados se referem ao período de janeiro a março.
O relatório expôs que 12 empresas foram apuradas no período. A seguir a lista de aprovação, do menor para o maior: 1º com 0%; 2º com 45%; 3º com 59,52; 4º e 5º, duas empresas aparecem com 66,67%; 6º com 70,59%; 7º e 8º com 72,73; 9º com 75%; 10º com 83,33%; 11º com 86,21%, e a 12º com nível total de aprovação de 100%.