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CIDADE

Procon convocará empresas líderes de reclamações para buscar a melhora no atendimento ao consumidor

Segundo a fundação, o objetivo é detectar onde está a deficiência do serviço e propor mudanças

Última atualização: 31/01/2018 - 08:13:27.

A Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Uberaba) irá convocar as empresas que lideram o ranking de reclamações junto ao órgão com objetivo de tentar melhorar a prestação dos serviços na cidade e, consequentemente, reduzir o número de ações dos clientes.

Segundo presidente da Fundação Procon Uberaba, Rodrigo Mateus Signorelli, uma reunião será marcada para o início de fevereiro e as cinco empresas mais acionadas pelo órgão serão chamadas: Net Claro, Algar Telecom, Bradesco, Itaú e Tim. No encontro, as empresas irão receber um relatório detalhado sobre os problemas mais recorrentes dos consumidores. “A ideia é colocar os estabelecimentos a par das reclamações e solicitar que elas elaborem um plano de ação para reduzir o número de processos junto ao Procon”, explicou Signorelli.

Após seis meses, um novo diagnóstico será elaborado pelo órgão para apurar se houve ou não melhoria no serviço prestado aos consumidores. Ainda assim, o presidente da Fundação ressalta que, apesar da iniciativa, os processos abertos continuarão em andamento e poderão resultar em autuações e multas. “Queremos mostrar para essas empresas que o quadro atual é grave e que essa situação, sem dúvida, reflete na credibilidade da empresa e na decisão do consumidor na hora de fechar negócio”, justificou.

O presidente afirmou ainda que, por se tratar de empresas com um número de clientes muito grande, é natural que elas estejam entre as mais reclamadas. O que precisa ser feito é um esforço dirigido, por parte das companhias para evitar esse quadro, detectando onde está a deficiência do serviço e propondo mudanças.

A proposta do órgão de defesa do consumidor é expandir a ação e envolver as 15 empresas que lideram o ranking de reclamações em Uberaba. A lista divulgada na semana passada relevou que as áreas de atendimento com mais demandas estão ligadas a assuntos financeiros (41,78% do total), produtos (19,04%) e serviços essenciais (18,5%). Também estão na lista os serviços privados, de saúde, habitação e alimentos. Dos 10.682 atendimentos registrados em 2017, mais de 44% geraram processo administrativo por reclamações dos consumidores.

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