CIDADE

Doação de sangue não pode ser feita 30 dias após vacina da febre amarela

Hemocentro de Uberaba alerta população para que faça a doação de sangue antes de vacinar contra a febre amarela

Geórgia Santos
Publicado em 27/01/2018 às 23:28Atualizado em 16/12/2022 às 06:52
Compartilhar

Hemocentro de Uberaba alerta população para que faça a doação de sangue antes de vacinar contra a febre amarela. De acordo com o coordenador do Hemocentro de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, aqueles que tomam a vacina somente poderão voltar a fazer a doação de sangue 30 dias após a aplicação da dose.

Neste período do ano, normalmente, reduz significativamente a quantidade de doadores de sangue. Por conta das férias, muitos estão viajando e por isso deixam a doação para quando retornam. Ao mesmo tempo, a demanda não muda, o paciente que precisa de doação não tira férias, não tem feriado e nem mesmo fim de semana. Além disso, o período também é mais suscetível a acidentes, justamente por conta das férias, o que pode aumentar a demanda por sangue. Sendo assim, aquele que pretende fazer a sua doação e também tomar a vacina contra febre amarela é preciso fazer a doação antes.

“A pessoa não pode doar sangue depois 30 dias da aplicação da dose. Não podemos permitir a doação antes, pois trata-se de um vírus vivo e atenuado, que pode mascarar a sorologia do sangue. Estamos convocando a população para que fique atenta a essa questão”, afirma Paulo.

O coordenador do Hemocentro de Uberaba, diz que, neste momento, o estoque está 50% abaixo do ideal, e os tipos de sangue que estão mais em falta são o ‘O’ positivo, ‘O’ negativo e ‘A’ negativo, que são os mais comuns.

“Com relação às vacinas, a nossa preocupação é com a febre amarela. Então fique atento. O procedimento para doação não é demorado, se a pessoa estiver com peso acima de 50 quilos, com a saúde física e metal em boas condições, pode fazer a doação e logo em seguida vacinar”, afirma Paulo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por