CIDADE

Para evitar escorpiões, moradores precisam vedar acesso pelo esgoto

Centro de Controle de Zoonoses orienta população para prevenção quanto a escorpiões e o que fazer quando encontrá-los

Geórgia Santos
Publicado em 24/05/2017 às 12:01Atualizado em 16/12/2022 às 13:08
Compartilhar

Sandro Neves

Aparecimento de escorpiões tem se tornado frequente e a orientação do Departamento de Zoonoses é vedar o acesso do aracnídeo

Centro de Controle de Zoonoses orienta população para prevenção quanto a escorpiões e o que fazer quando encontrá-los. Esta semana, por meio de redes sociais, foi noticiada a morte de uma criança em decorrência de picada de escorpião, fato que chamou a atenção para o que deve ser feito a fim de se evitar esse tipo de incidente e também sobre o que o Departamento de Zoonoses pode fazer para ajudar a população.

De acordo com a bióloga Vilma Regina Mendes Resende Cunha, atualmente não existe no mercado produto de combate ao escorpião, como inseticidas. A melhor forma para evitar o aparecimento do animal peçonhento é impedir o seu acesso às casas. “É preciso vedar bem a rede de esgoto, com os ralinhos, deixando aberto apenas no tempo de uso e depois mantê-los fechados. Vedar também caixas de gordura e de passagem de esgoto, como tampas sem rachaduras e frestas nas laterais”, explica a bióloga. No caso de objetos que estão armazenados no quintal, como sobras de material de construção, Vilma diz que é preciso ter o hábito de mudar sempre de lugar, assim como os vasos de plantas. “Retire do local, faça a limpeza, a fim de que o escorpião não permaneça em espaço confortável para ele”, diz.

Mas, caso encontre algum escorpião, Vilma explica que a pessoa pode tentar matá-lo com um objeto qualquer e, em caso de ferroada, busque imediatamente o médico. “O escorpião, principalmente aquele de maior ocorrência de picadas em Uberaba, possui veneno mais potente, por isso é preciso cuidado, sobretudo com crianças e idosos, que são mais suscetíveis, pode ser mais grave e até mesmo fatal”, destaca a bióloga. Vale ressaltar que o Setor de Zoonoses está disponível para orientação, basta entrar em contato e, se necessário, os agentes irão até o local.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por