JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 10 de julho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Termina hoje prazo para inscrição no Fies

As inscrições foram abertas terça-feira (7), com a oferta de 150 mil vagas de contratos de financiamento. Confira as vagas disponíveis nas universidades particulares de Uberaba

- Por Letícia Morais Última atualização: 10/02/2017 - 07:57:32.

Terminam às 23h59 de hoje as inscrições para o Financiamento Estudantil (Fies) em todo o país. As inscrições foram abertas terça-feira (7), com a oferta de 150 mil vagas de contratos de financiamento. O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou uma redução de quase 35% no valor máximo das mensalidades financiadas. Com isto, o limite cai para no máximo R$5 mil por mensalidade.

Em Uberaba, a Uniube ofereceu 608 vagas para o Fies, entre 24 cursos, neste primeiro semestre de 2017. Em nota, a assessoria de comunicação da Fazu informa que não vai disponibilizar vagas para o Fies neste semestre por conta de reformulações institucionais. No entanto, afirma que no próximo semestre volta a oferecer normalmente as vagas. A Facthus disponibilizou 111 vagas para os oito cursos da instituição.

Pode se inscrever o candidato que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tenha obtido média mínima nas provas de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Também é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Atraso nos repasses. A coordenadora de Bolsas e Benefícios ao Estudante da Uniube, Luiza de Marilach Carneiro Assunção, ressalta que o atraso nos repasses do Fies de 2015 é uma realidade no Brasil, mas afirma que parte dos pagamentos já foi efetuada. “As incertezas podem refletir no número de vagas a serem ofertadas pela instituição. Mas, independentemente do número de vagas liberadas, existe uma grande limitação por parte do governo com relação à liberação de novos financiamentos. Nesse caso, pode acontecer do Fies não liberar todas as vagas ofertadas por qualquer instituição de ensino superior”, esclarece.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia