CIDADE

Outubro Rosa realizou mais de mil mamografias durante campanha

Levantamento foi divulgado nesta terça (1°) pela Secretaria Municipal de Saúde e a avaliação mais uma vez foi positiva

Geórgia Santos
Publicado em 03/11/2016 às 09:57Atualizado em 16/12/2022 às 16:45
Compartilhar

 Campanha Outubro Rosa realizou mais de mil mamografias em Uberaba durante o mês. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (1°) pela Secretaria Municipal de Saúde e a avaliação mais uma vez foi positiva. A campanha terminou na segunda-feira (31) em todo o País, mas a realização de exames continua. 

Conforme os dados repassados, apenas no mês de outubro, durante o período da campanha, foram realizados 1.377 exames de Papanicolau e 1.104 mamografias. De acordo com a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Jardim, o resultado foi bom.

“Com o passar do tempo, as pessoas vão compreendendo que esse trabalho de prevenção é importante, e ele foi bem aceito. Promovemos diversas ações nas unidades, com palestras e orientações, e muitas pessoas participaram. O Dia “D” também chamou a atenção. Este ano fizemos no Caism e contamos com um público recorde, o evento foi bem aceito”, relata Ana Paula.  

Conforme o levantamento realizado, ao todo, foram atendidas 855 pessoas, 307 assinaram a lista de presença – muitas compareceram e não assinaram -, foram realizados 192 exames de Papanicolau, além de 48 mulheres que fizeram a ficha, realizaram a coleta e vão retornar em outro momento; na área de odontologia, foram entregues 68 kits para saúde bucal; houve 98 pedidos de mamografia encaminhados e ainda 32 palestras realizadas sobre mama. “A partir desse resultado entendemos que mudanças precisam ser feitas, é necessário melhorar o serviço e, com certeza, vamos avaliar e trabalhar”, destaca. 

Contudo, apesar da campanha ter chegado ao fim, a realização de exames, como mamografia e Papanicolau acontece o ano todo, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde para fazer o agendamento. No ano passado, foram realizadas 7.966 mamografias e quanto ao exame de Papanicolau foram 3.800, em 2015.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por