CIDADE

Provas de 1,3 mil inscritos no Enem em Uberaba são adiadas

Avaliações seriam aplicadas no Centro Educacional da Universidade Federal, que está ocupado por estudantes que protestam contra a PEC 241 e a reforma do ensino médio

Thassiana Macedo
Publicado em 03/11/2016 às 09:54Atualizado em 16/12/2022 às 16:45
Compartilhar

 Jairo Chagas

Alunos, com apoio de movimentos populares, realizaram "Manifestação de Resistência" nas escadarias da instituição

Em coletiva realizada ontem no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a presidente Maria Inês Fini informou que 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão fazer a avaliação no próximo fim de semana, em razão de 304 ocupações em colégios e universidades listados como locais de provas. Entre eles estão cerca de 1.317 inscritos para a prova no Centro Educacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Segundo Maria Inês Fini, o Enem 2016 será realizado normalmente nos dias 5 e 6 de novembro para 97,78% dos inscritos em todo o país, enquanto os estudantes afetados pelas ocupações não serão prejudicados e farão nova prova nos dias 3 e 4 de dezembro. Eles já começaram a receber os avisos sobre o adiamento e a nova data, na noite de ontem, por SMS, e-mail ou na página de inscrição do estudante. Será possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800-616161. Porém, o novo local das provas ainda não será informado neste primeiro contato.

De acordo com a presidente do Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação coloca em risco a segurança do Enem. O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos, como banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária, além de salas extras e estudo de plano de risco.

O Inep ressalta que a nova aplicação das provas será em tempo hábil para a utilização dos resultados no Sisu, Fies e Prouni. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem. Quanto aos prejuízos financeiros dessa nova aplicação, o Inep informa que ainda não sabe o valor exato. “Mas certamente serão elevados, uma vez que será necessário imprimir e distribuir novas provas, contratar novos locais de aplicação e fiscais de prova, depois corrigir essas provas. Ou seja, é toda uma nova logística completa.”

Movimentos populares e estudantes realizam “Manifestação de Resistência”. Movimentos populares da cidade e estudantes que participam da ocupação no Centro Educacional e Administrativo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realizaram na noite de ontem ato denominado “Manifestação de Resistência” nas escadarias do prédio. A coordenação do movimento diz que a ocupação continua inalterada, cumprindo todos os pontos acertados com a reitoria da instituição, buscando evitar qualquer prejuízo a alunos que, porventura, tenham de acessar os setores que funcionam no local. Cerca de 200 pessoas se reuniram nas escadarias da instituição, onde aconteceram pronunciamentos de lideranças populares e apresentações artísticas. Os integrantes do movimento dizem que será mantida a sistemática de reuniões com a reitoria e demais setores da direção da universidade às segundas-feiras.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por