JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 29 de julho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

População adulta de Uberaba pode estar completamente imunizada em novembro

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/07/2021 - 00:00:00. - Por Rafaella Massa Última atualização: 22/07/2021 - 06:13:52.

Com o avanço da imunização contra a Covid-19 em Uberaba, a coordenação de vacinação espera que até agosto, 100% da população uberabense esteja vacinada com a 1ª dose. Segundo a coordenadora Ana Vera Abdanur, para essa conquista é necessário que as doses de imunizantes continuem chegando na mesma quantidade que tem ocorrido.

Leia também: Vacinação contra a Covid-19 por idade avança em Uberaba; confira o calendário

Uberaba recebe hoje mais 10,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19

“A gente espera concluir esse ano a imunização do pessoal, porque conseguimos acelerar por idade. Nós vamos fechar o cronograma de primeira dose, se tudo dentro do previsto de entrega de novas doses, até agosto. E, com tranquilidade, até o final do ano todo mundo estará vacinado com as duas doses”, afirma Ana Vera.

Desta forma, se a expectativa da coordenadora se tornar realidade, levando em consideração a maneira em que a vacinação está avançando no município, subtraindo um ano do público geral por dia, a imunização com a 1ª dose chegará aos 18 anos ainda na primeira quinzena de agosto. Já a imunização com a 2ª dose, contando o intervalo de vacinação das marcas AstraZeneca e Pfizer, que exigem três meses de espaçamento entre as imunizações, até 15 de novembro toda 100% da população estará vacinada. 

Entre os fatores que ajudaram a alavancar a imunização e permitiu que o público alvo avançasse com segurança, é a porcentagem da população, entre 20 a 40 anos, ter sido abordada nos públicos prioritários. “Nós fizemos este mesmo público só que com pessoas que tinham alguma comorbidade, os profissionais da saúde, os profissionais da educação. Então, uma parcela da população dessa idade já foi imunizada. Agora, está correndo dentro da normalidade esperada. Então, não está tendo aquela procura intensa”, afirma Ana Vera.

Ao contrário do esperado na maioria dos municípios, o público-alvo com maior quantidade de doses a serem utilizadas está na faixa etária de 40 a 50 anos. Ana Vera explica que são usados dados tanto do último censo feito pelo IBGE, em 2010, quanto dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que é quantificado o número de eleitores ativos, de acordo com a última eleição. Essa base de dados também permite conferir a porcentagem da população vacinada.

2ª dose

A coordenadora da vacinação ainda explica que cerca de 2.000 uberabenses estão com a 2ª dose da imunização atrasada, o que é um grande problema, já que a garantia da imunização de das vacinas da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac só se dá com ambas as doses. “Esse número acende um alerta nosso para que as pessoas se atentem ao cartão de vacinação, a data específica de vacinação e que procurem os postos e garantam a imunização completa. Enquanto ela não tiver a imunização de reforço, não está concluída a imunização dela. Por isso nós decidimos fazer um dia específico para isso, que é o dia D da 2ª dose”, finaliza.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia