GERAL

Sisema oferece formação gratuita a educadores sobre gestão de resíduos

Agência Minas
Publicado em 30/11/2021 às 15:16Atualizado em 18/12/2022 às 17:17
Compartilhar

Proporcionar aos educadores sugestões de conteúdos e atividades de Educação Ambiental de forma transversal e interdisciplinar, com enfoque na gestão sustentável de resíduos. Com este objetivo, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) lança nesta segunda-feira (29/11) o curso livre “Gestão Sustentável de Resíduos e Consumo Consciente: Uma Proposta para Educadores”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 05/12 na plataforma Trilhas do Saber, Universidade Corporativa do Sisema.

Disponível em formato EaD, o curso será realizado entre os dias 07 e 21 de dezembro, com carga horária de 20 horas/aula, divididas em cinco módulos de aprendizagem. Durante a formação, serão trabalhadas questões ligadas à Educação Ambiental no ensino formal, além de sugestões de atividades didáticas voltadas à gestão de resíduos e consumo consciente.

Educação Ambiental

A capacitação a distância foi desenvolvida com base nas políticas nacionais de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos, bem como no Currículo Referência de Minas Gerais. Estão habilitados a participar, professores de todas as disciplinas e pessoas ligadas à temática ambiental, como gestores públicos, dirigentes de ONGs e estudantes de cursos técnicos e do ensino superior.

De acordo com o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, “o curso integra a estrutura de políticas públicas de gestão ambiental promovidas pelo Estado com o intuito de contribuir para uma mudança de comportamento na sociedade em relação ao consumo, além de dialogar com outras áreas da gestão pública, como Saúde e Educação”.

Para a gestora ambiental da Semad e coordenadora do curso, Sophia Lins, a expectativa dos organizadores é compartilhar com o maior número de educadores do ensino fundamental e médio embasamento metodológico e prático para trabalhar a gestão sustentável de resíduos e o consumo consciente com seus alunos.

“Pretendemos oferecer também métodos e ferramentas para que os participantes sejam habilitados a desenvolver em suas escolas um projeto interdisciplinar de Educação Ambiental, capaz de trabalhar a temática do curso de forma ampla e transversal”, acrescenta a coordenadora.

Certificado

Ao final da capacitação, será oferecido um certificado aos participantes que atenderem os requisitos previstos na grade curricular do curso, com obtenção de, no mínimo, 60% dos pontos distribuídos. As vagas são limitadas a 1 mil inscritos por turma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por