GERAL

IBGE cancela concurso com 204 mil vagas para o Censo 2022

Contrato com a empresa organizadora do processo seletivo não foi renovado; instituto vai devolver a taxa de inscrição

Publicado em 19/10/2021 às 14:50Atualizado em 18/12/2022 às 16:39
Compartilhar

Está cancelado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o concurso com 204 mil vagas disponíveis para o Censo 2022. A informação foi confirmada pelo instituto nesta segunda-feira (18). Segundo o IBGE, o contrato com o Cebraspe, empresa organizadora do processo seletivo simplificado, que terminou nesta segunda-feira, não foi prorrogado.

O instituto ainda informa que, em casos de cancelamento, os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas são publicados nos canais oficiais. Porém, o IBGE afirma que está adotando as providências necessárias para uma nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo 2022.

A abertura do processo seletivo para selecionar 204.307 profissionais para atuar na elaboração do Censo havia sido publicada no Diário Oficial da União em fevereiro deste ano.

Eram destinadas para o cargo de recenseador 181.898 vagas, a maior parte das vagas abertas, que prometia remuneração por produção, a ser calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio. Para concorrer ao posto com jornada de trabalho de no mínimo 25 horas semanais, bastava ter concluído o ensino fundamental.

A quem concluiu o ensino médio, o edital oferecia 5.450 vagas para o cargo de Agente Censitário Municipal (ACM), com salário de R$ 2.100, e 16.959 vagas para o cargo de Agente Censitário Supervisor (ACS), que prometia remuneração de R$ 1.700. Ambos os postos tinham jornada estabelecida em 40 horas semanais.

O número de vagas disponíveis é 2,15% inferior ao do processo aberto no ano passado para a realização do mesmo estudo, que acabou adiado devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus.

*Com informações do portal R7

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por